22 de julho de 2012

POLÍCIA JÁ CAPTUROU 71 ENVOLVIDOS EM ATAQUES A BANCO NO CEARÁ.

Paulatinamente, as autoridades policiais estão desarticulando os bandos que vinham aterrorizando o Interior.

Setenta e uma pessoas já foram presas, neste ano, no Ceará pela Polícia local, acusadas de envolvimento em ataques a bancos, seja em forma de assalto ou em furtos a caixas eletrônicos. Os dados são da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).  
Segundo o titular daquela Especializada, delegado Romério Moreira de Almeida, a maioria das prisões ocorreu em situação de flagrante delito.

 As demais foram frutos de investigações levadas a efeito pela DRF, de forma isolada ou em operações conjuntas com outros organismos policiais cearenses, como a Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Pelo menos, cinco grandes quadrilhas acabaram presas e seus integrantes hoje estão nos presídios. Outros membros dessas facções tombaram mortos em confronto com a Polícia, como aconteceu entre os Municípios de Acopiara e Catarina, no começo do ano. O resultado foi a morte de quatro criminosos.




Artefatos vinham sendo utilizados pelas quadrilhas para explodir os caixas eletrônicos das agências bancárias no Interior do Ceará FOTO: MIGUEL PORTELA

Dias antes o bando do qual eles eram membros atacou de forma violenta um banco na cidade de Catarina, no dia 27 de fevereiro, fazendo vários reféns e matando um policial militar.

Artefatos vinham sendo utilizados pelas quadrilhas para explodir os caixas eletrônicos das agências bancárias no Interior do Ceará FOTO: MIGUEL PORTELA

Conforme os dados estatísticos da DRF, entre janeiro e junho, o mês que apresentou maior volume de ataques contra bancos no Ceará foi abril, com, nada menos, de 11 casos.

Naquele mês, houve ataques aos bancos das cidades de Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Pentecoste, Monsenhor Tabosa, Maracanaú, Morrinhos e, ainda, cinco em Fortaleza. Ressalte-se que, entre os casos, estão tentativas frustradas de arrombamento de caixas eletrônicos. O ataque mais violento aconteceu em Pentecoste, que teve a agência do Banco do Brasil praticamente destruída devido à detonação de explosivos.


Autoridades das polícias Civil e Militar apresentaram, recentemente, o resultado de mais uma operação de inteligência contra o crime organizado. Diversas armas de grosso calibre foram apreendidas com ladrões de banco FOTO: KID JÚNIOR


Interestaduais

Conforme o delegado Romério Moreira de Almeida, entre os bandidos capturados estão chefes das quadrilhas. Bandos de outros estados, mas que agiam no Ceará, foram também desarticulados aqui.

Foi o que aconteceu já próximo do fim de junho último, quando a Polícia apresentou à Imprensa local o resultado de uma investigação conjunta da DRF com a Coin e a Coordenadoria de Operações Policiais (Copol), da SSPDS), além do departamento de Inteligência Policial (DIP), da Polícia Civil. Na ocasião, foram capturados sete bandidos que agiam contra bancos no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Nomes

No Ceará, segundo mostrou a investigação, os criminosos agiram contra os bancos das cidades de Palhano e Tamboril e, ao serem capturados, já estavam se preparando para outro ataque.

Os presos foram identificados como José Fabiano Alves de Alencar, 31 (seria o chefe da quadrilha), Claudivan Bezerra Alves dos Reis, 31, do Rio Grande do Norte; Benair Alves de Queiroz Júnior, 23. Também foram capturados, Felipe Chaves de Araújo, 24; Lemael Correia de Melo, 24; Francisco José de Oliveira, 30; e Glauco Silvio de Andrade, 22.

Duas recentes ações policiais também foram consideradas pelas autoridades policiais de suma importância para produzir ´baixas´ na criminalidade. Uma delas ocorreu há duas semanas, quando bandidos decidiram abandonar dentro de um carro um arsenal que seria utilizado, possivelmente, no resgate de comparsas presos e também teria sido usado no ataque a um carro-forte no Município de Quixadá (158Km de Fortaleza).

Dentro do automóvel, abandonado por bandidos na Estrada da Tangueira (que liga os Municípios de Maranguape, Maracanaú e Pacatuba) foram encontrados um fuzil de calibre 7.62 (de uso restrito da PM), uma metralhadora de calibre nove milímetros, duas escopetas de calibre 12, três pistolas (duas delas de calibre Ponto 40, de uso privado das forças policiais), e, ainda, farta munição.

Recente

Por último, na noite da última quinta-feira, policiais do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BpRaio), capturaram dois homens no bairro Bom Jardim (zona Sul da Capital). Com eles, foram encontradas, nada menos, que 24 ´bananas´ de dinamite, três armas de fogo e munição.

Os dois acusados seriam integrantes de uma quadrilha que estava prestes a ´explodir mais um banco no Interior do Ceará.

EDITOR DE POLÍCIAFERNANDO RIBEIRO  


Fonte: DN

Nenhum comentário: