12 de julho de 2012

APÓS FUGA, PM SUFOCA REBELIÃO NA CPPL II, EM ITAITINGA.

Dois dias depois de ser registrado um resgate de cinco presos, com um deles morto em troca de tiros com a Polícia Militar, ontem, a Casa de Privação Provisória da Liberdade II (CPPL II), no Município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, voltou a ser palco de violência. Cerca de 150 presos decidiram se rebelar e quebraram vários cadeados, trancas e grades de duas alas chamadas de Vivências.


Segundo a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus), o motim foi rapidamente sufocado devido à ação dos agentes penitenciários, do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) e pela Polícia Militar, através do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

Celas

O tumulto começou por volta de 9 horas, quando cerca de 150 presos protestaram de forma violenta. Segundo ainda a nota da Sejus, os rebelados queriam retornar para as celas onde estavam recolhidos anteriormente, contudo, as mesmas estão sendo reformadas.


A unidade penitenciária é destinada aos presos que esperam julgamento. A Sejus mantem severa vigilância no local, porém ainda ocorrem fugas FOTO: KID JÚNIOR

Na noite da última segunda-feira, cinco presos escaparam daquela unidade penitenciária durante um resgate. Do lado de fora, um grupo de homens fortemente armados ´abriu fogo´ contra os policiais militares que fazem a guarda externa da CPPL III. Enquanto os PMs eram mantidos ocupados trocando tiros com os criminosos, o grupo de cinco presos da CPPL II quebrou combogós e cortou a cerca que circunda a unidade.

Segundo relatos de PMs que participaram do confronto, os bandidos usavam armas de grosso calibre, provavelmente fuzis e até metralhadoras.

Bala

Os presos correram em direção ao matagal existente próximo à CPPL e foram cercados pela tropa. Ainda naquela noite, um dos fugitivos foi encontrado gravemente ferido com um tiro na perna esquerda. Era o presidiário identificado como Valdeni Francalino Andrade. Ele foi levado para o Hospital Municipal de Itaitinga e, em seguida, transferido para o IJF-Centro, mas morreu na madrugada de terça-feira. Até agora, a Sejus não divulgou os nomes dos outros quatro detentos que conseguiram fugir da CPPL II.

As fugas nas CPPLs tornaram-se frequentes. Isso fez com que a Polícia Militar montasse uma vigilância noturna nas imediações daquelas unidades prisionais. Mesmo assim, bandidos fortemente armados ousam enfrentar os policiais.

Fonte: DN

Nenhum comentário: