24 de maio de 2015

PARABÉNS GLORIOSA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ, HÁ 180 ANOS SERVINDO A SOCIEDADE CEARENSE.


"Parabéns valorosa Polícia Militar do Ceará! A missão é  árdua, difícil e complexa, no entanto é uma honra servir em suas fileiras" (Sd PM Flávio)

Em maio de 1835, o Presidente (Governador), da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem estar dos habitantes da Província do Ceará, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, embrião da nossa valorosa Polícia Militar do Ceará, como marco germinante e real de uma instituição séria, digna de respeito e admiração, que com dedicação integral, atua diretamente os 365 dias do ano nos 184 municípios deste nosso querido Ceará.
A partir de 4 de janeiro de 1947 passou então à denominação que tem até os dias atuais a partir da entrada em vigor da constituição de 1946.
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública do Estado do Ceará. Seu primeiro Comandante foi o Ten EB Tomaz Lourenço da Silva Castro, que comandou de 24/05/1835 a 19/01/1839.


A Polícia Militar do Ceará é uma Instituição que se confunde com a história de nosso Estado. Não é à toa que falar desta Corporação é fazer um passeio pelos seus anos de existência e reencontrar personagens e fatos qua marcaram nossa história, como a Guerra do Paraguai, a Sedição de Juazeiro, Revolução de 1930 no Ceará, Combate ao Cangaço, Caldeirão, Revoluções de 1932, constitucionalista de São paulo, e de 1964.

Com um passado de bases sólidas, a Polícia Militar tem na sintonia com o presente e com o futuro, um de seus grandes méritos. Ao longo de sua existência, a PM cearense trocou quatorze vezes de nome, mas nunca de ideal, qual seja: a Preservação da Ordem, Tranquilidade das Famílias e Segurança dos Cidadãos.

Tendo no policiamento ostensivo a sua atividade fim, a Instituição está presente em todo o Estado com seus Batalhões Regionais. Os mais de 16 mil homens do efetivo estão distribuídos por todos os municípios cearenses para servir ao cidadão.

A Polícia Militar do Ceará, ao longo de sua existência, sofreu mudanças, adaptou sua estrutura aos nossos tempos, tendo sempre como objetivo principal servir a sociedade cearense.

Como representante do poder público não pode se esquivar da obrigação permanente de viabilizar satisfatoriamente o trabalho policial, seja através da construção de instalações que permitam operar com mais facilidade na capital e no interior do Estado, seja com uma remuneração justa, com a assistência social necessária ao cidadão-policial, assim, é possível elevar a auto-estima e a capacidade de realização desses profissionais.

Para que esse empenho não seja em vão, é também imprescindível corrigir as distorções e punir os desvios de conduta que inevitavelmente atingem qualquer instituição de igual porte. Só dessa maneira, superando as deficiências e limitações naturais, com dedicação e eficácia profissional, será possível obter na missão policial resultados cada vez melhores.
No organograma, a Polícia Militar é comandada por um oficial superior do posto de coronel e é denominado comandante-geral.

A partir de segundo-tenente, o nome dado a sua função é denominado posto, para os demais é graduação Ex.: Posto de Segundo-Tenente, graduação de Primeiro-Sargento.

Camocim

A Polícia Militar em Camocim está sediada  na 3ªCia/3°BPM, que tem em seu grande comando o Major QOPM Artunane Aguiar.


Camocim Polícia 24h

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, belíssima matéria a qual contém parte da história desta importante instituição protetora da sociedade.

S. Lima disse...

Cada vez vc se supera mais.Muito boa Materia.

S. Lima disse...

Excelente materia, vc se supera cada vez mais. Parabéns

Camocim Polícia24h disse...

Obrigado pelo reconhecimento S. Lima, fico muito grtao.

Anônimo disse...

Uma rica história de conquistas e aprendizados. Tinha que ser mais valorizada pelos governantes.

Pracinha disse...

Gostei da frase inicial Flávio, quando você diz ""PARABÉNS VALOROSA E DESTEMIDA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ, PRA MIM É UMA HONRA SERVIR EM SUAS FILEIRAS".

Apesar das dificuldades, também sinto-me honrado de servir na valorosa PMCE.

Viviane disse...

Parabéns ha todos policiais em especial a meus amigos.
Parabéns ao Major Artur Nane que estar execultando um belíssimo trabalho varrendo Nossa cidade e colocando todos bandidos no lixo.