1 de abril de 2012

GREVE DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS: PM REFORÇA SEGURANÇA EM PRESÍDIOS.

O primeiro dia de greve dos agentes penitenciários mobilizou vários policiais militares, principalmente do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). A presidente do Sindasp, Socorro Marques, informou que os diretores da entidade não puderam entrar na unidades prisionais, nem mesmo a advogada. Na manhã de ontem, não houve acirramento de ânimos entre os grevistas e policiais militares, mas a sindicalista teme que isso possa ocorrer durante o dia de hoje, tendo em vista que é dia de visita.

Impasse

Socorro Marques voltou a alertar que as visitas estão suspensas por tempo indeterminado, entretanto, por meio de nota, a secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) assegura que os parentes dos presos poderão visitá-los.

Enquanto o impasse não se resolve, a Polícia Militar reforçou o efetivos nas unidades prisionais, com destaque para as localizadas em Aquiraz e Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O tenente Lutiani PM informou que o trabalho é de caráter preventivo, tendo em vista que a greve dos agentes penitenciários pode resultar em resgates e rebeliões.

Na manhã de ontem, o movimento no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) foi apenas das detentas que cumprem pena em regime semiaberto.

No Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) e Presídio Militar, o clima era de tranquilidade, entretanto "todo cuidado é pouco", na opinião dos policiais militares destacados para reforçar a segurança nas unidades carcerárias que abrigam os presos considerados mais perigosos.

Negociação

Enquanto a direção do Sindasp não vê perspectiva de acordo, para por fim à greve, a Sejus afirma que negocia com a categoria desde janeiro e garantiu uma série de melhorias.

Além disso, o reajuste salarial com a categoria e que chegou em consenso quanto aos percentuais, no entanto aguarda o trâmite legal para envio da mensagem à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE).

Fonte: DN
CAMOCIM POLÍCIA 24hs

Nenhum comentário: