26 de abril de 2012

AGENTE PENITENCIÁRIO É PRESO POR DESACATAR POLICIAL DO GATE.

O agente penitenciário Elias Alves da Silva, lotado na Casa de Privação Provisória da Liberdade I (CPPL I), localizada no Município de Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza), foi detido, acusado de desacato à autoridade. O fato ocorreu no começo da manhã de ontem, quando duas patrulhas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), unidade de elite da PM cearense, foram até aquela unidade pegar um preso para levá-lo a uma audiência no Fórum de Itapipoca (147Km de Fortaleza).

Segundo o capitão PM Antônio Cavalcante, comandante do Gate, o agente penitenciário, ao avistar os policiais, passou a dirigir piadas contra eles. Pouco tempo depois, no refeitório, Elias Alves teria partido para a agressão verbal contra os militares e acabou recebendo voz de prisão.

O motivo dos insultos, segundo o oficial, seria o clima de animosidade entre policiais militares e agentes penitenciários desde a greve da categoria.

Abuso de poder
A presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário (Sindasp), Socorro Marques, rebateu a versão do capitão Cavalcante. Segundo ela, o agente Elias Alves foi reconhecido como sendo um dos participantes da greve que colocou a categoria contra os policiais durante a greve. "Ele, na verdade, ficou revoltado quando eu recebi voz de prisão (durante a greve) e tomou as dores", recordou a sindicalista.

O caso foi parar na Delegacia Metropolitana de Itaitinga. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra Elias, por desacato à autoridade. Socorro Marques informou que o Sindasp entrará com representação contra os policiais militares por abuso de poder. Segundo ela, o agente penitenciário foi algemado à força, chegando a ficar lesionado. Na delegacia, foi expedida uma guia para exame de corpo de delito.

O capitão Cavalcante acrescentou que, devido ao incidente, o preso não pôde ser levado a Itapipoca. Segundo o oficial, o juiz da comarca daquela cidade foi comunicado e os motivos da não condução foram expostos.

Fonte: DN
CAMOCIM POLÍCIA 24hs

14 comentários:

Anônimo disse...

o problema é que tem agente penitenciário que acha que é juíz, que pode passar por cima de todos , aí é onde eles se enganam...estão abaixo da Lei como todo cidadão.

Anônimo disse...

Exdrúxula,essa opinião de que agente penitenciário se acha juiz. O que é público e notório é a truculência dessa pseudo-tropa de elite,chamada gate !Utlizam-se de intimidação,visto,serem os mais desenvolvidos fisicamente(pois,mentalmente,são os mais doentes).Se os agentes ACHAM que são juízes,esse pessoal do GATE,têm CERTEZA que eles próprios são !!

PTERIOKLONE disse...

Exdrúxula,essa opinião de que agente penitenciário se acha juiz. O que é público e notório é a truculência dessa pseudo-tropa de elite,chamada gate !Utlizam-se de intimidação,visto,serem os mais desenvolvidos fisicamente(pois,mentalmente,são os mais doentes).Se os agentes acham que são juízes,esse pessoal do GATE,têm certeza que são !!

Não sou pé duro disse...

Os policiais do GATE são extremamente capacitados e peparados para detrminadas ocorrências em que tem que ter um diferencial, porém eles não são robôs, ainda mais com esses gaiatos indiciplinados querendo mandar e desmandar nas penitenciárias. Cadeia neles, tenho certeza que os táticos AGIRAM DENTRO DO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL.

Anônimo disse...

Quem tem razão não sei mas que precisa de uma interferecia do ministerio publico para esclarecer para os agentes que existe lei e regras dentro dos presidios que eles precisam respeitar pois não pode ser simplesmente a vontade deles achando que não deve satisfação a ninguem

Anônimo disse...

SD Paulo

O capitão Cavalcante foi meu instrutor de tiro durante meu curso de formação em 2007. Um policial Militar altamente capacitado e sobretudo profissional.

Anônimo disse...

só não publicaram o resto da notícia, o horário para o preso sair seria às 9:00hs o gate chegou às 5:40hs querendo levar o mesmo. o agente não poderia permitir a retirada do preso pois o agente iria receber uma chamada do diretor por ter deixado. e para quem diz que o agente quer ser a lei dentro da penitenciária, ele apenas cumpriu a lei.enformem-se antes de falar algo que não sabem.

Anônimo disse...

Agente penitenciário não deve satisfação nenhuma a policial militar não, seja ele do gate ou qualquer outro grupo. Soldado de polícia é pau mandado "sim" fato, contra fatos não há argumentos. E o presídio é o ambiente de trabalho do agente penitenciário cabendo a ele determinar e ser o responsável pelo que deve acontecer no presídio, pois algo dando errado ele também será o responsável.Cabe a polícia só observar o trabalho do agente. E ao GATE deus só existe um, está lá em cima, aki na terra só quando ele descer. E uma deixa, se o GATE fosse tão bom, não precisaria de 8 homens pra imobilizar um agente que mede algo em torno de 1,60m de altura, se liga meganhada.

Anônimo disse...

A verdade é que a orientação para os procedimentos dentro da penitenciária, sem dúvida é dos agentes. O GATE ou quem quer que seja tem que respeitar e obedecer. O pior é que eles entraram no presidio sem permissão dos agentes que encontravam-se de plantão, invadiram o refeitório sem ordem de ninguém e agrediram um agente que encontrava-se trabalhando. Um absurdo...

Anônimo disse...

FABRICIO GALVÃO. sou agente e acho que isso tudo que aconteceu foi um total desrespeito a dignidade da pessoa humana. não se faz isso nem com um animal, seis homens fortemente armado contra um, derrubaram o rapaz ainda espancaram, acho que não é dessa forma que se resolve um problema pois no presidio tem chefe de equipe chefe de disciplina e diretor.violência gera violência, isso tudo foi uma verdadeira Truculência, um abuso de poder pois o Agente penitenciário é Autoridade maior em serviço dentro do presidio. tenho certeza que a justiça será feita e os culpados punidos.

Elias Alves disse...

Que foi xingado foi o agente pois vejam no vídeo que o agente ao avistar os polícia, ele caminha em direção ao outro compartimento, quando volta e dar a resposta do xingamento a polícia.

Anônimo disse...

DE UMA COISA TODOS NÓS SABEMOS. ALGUNS POLICIAIS MILITAR ACHAM QUE SÓ ELES SÃO OS BONS.

PROVA DISSO ELES NÃO SE DÃO BEM COM A POLICIA CIVIL, GUARDA MUNICIPAL CIVIL, EXERCITO, MARINHA, AERONÁUTICA
E AGORA COM OS ASPs.

É TANTO QUE A ONU QUER A EXTINÇÃO DELAS.

Anônimo disse...

A PM não tem mais serventia nos dias de hoje, o policiamento ostensivo pode ser perfeitamente executado pelas guardas municipais, como nos Estados Unidos. Abaixo a PM, viva as guardas municipais.

Anônimo disse...

Realmente, nos E.U.A não somente o POLICIAMENTO OSTENSIVO É FEITO POR AGENTES MUNICIPAIS: A investigação criminal e cautela de presos também. Acho que a guarda municipal tem que também, além de fazer o policiamento ostensivo, fazer a investigação criminal. Ou seja, POLÍCIA MUNICIPAL DE CICLO COMPLETO! E só um detalhe: NOS E.U.A existem, além das policias municipais, as polícias estaduais e federais.