25 de março de 2012

DEPOIS DE TRÊS MORTOS, POLÍCIA AINDA POCURA RESTANTE DE QUADRILHA.

Autoridades fecham o cerco aos integrantes do grupo de assaltantes e traficantes. Três deles ainda estão foragidos
Depois da morte do assaltante, homicida e traficante Francisco Wellington da Silva Justino, o ´Etim´, que chefiava a quadrilha responsável por assaltos e mortes no Eusébio e Municípios vizinhos, as polícias Civil e Militar concentram as buscas aos demais integrantes do bando, todos eles com mandados de prisão expedidos pela Justiça.
Um deles, identificado como José Roberto Honório Silva, o ´Roberto ´Oião´, e apontado como um dos mais perigosos, estaria baleado e escondido em um matagal no Parque Havaí, naquele Município.

Além de ´Roberto Oião´, dois homens adultos e três adolescentes também estão sendo procurados acusados de vender drogas e matar concorrentes no tráfico, usuários com dívidas e pessoas que denunciam a quadrilha.

Segundo a delegada Ana Lúcia Almeida, depois da morte ´Etim´, o bando está desestabilizado, sem armas e munição. "Durante o cerco que culminou com o ´Etim´ baleado e morto, Roberto também foi atingido. Além disso, eles gastaram muita munição e outras armas foram apreendidas em locais usados como esconderijos", disse.


Procurados


Medicamentos

Uma das armas que estavam em poder do bando era uma escopeta de calibre 12, municiada. O armamento foi apreendido em uma operação realizada na última terça-feira (20), no bairro Parque Havaí.

Na ocasião, um adolescente foi apreendido quando tentava entra em um matagal com marmitas, supostamente para os comparsas que estavam na região. Os policiais tentaram localizar os acusados, em um cerco auxiliado por um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), mas depois de um tiroteio, os bandidos conseguiram fugir e deixaram a escopeta na mata.


Victor Antônio da Silva Oliveira, o Salsicha, foi morto, em junho do ano passado, em um tiroteio com a PM

No mesmo dia em que policiais militares encontraram o armamento, objetos como água oxigenada, esparadrapo, algodão e outros medicamentos, foram apreendidos em uma casa usada pela quadrilha, o que confirmou as suspeitas da Polícia de que um dos integrantes do bando está ferido.

As buscas estão sendo realizadas em residências e nos matagais onde os bandidos costumam se esconder. Policiais militares do Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG), do 14º BPM (Maracanaú), com o apoio de efetivos do novo Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BpRaio), do Comando Tático Motorizado (Cotam) e também de inspetores da Delegacia Metropolitana de Eusébio e agentes da Guarda Municipal do Município, continuam fazendo ´varreduras´ constantes na região.


Carlos Antônio Dante de Moraes, o Dante, morreu um mês depois de Salsicha, em outro confronto


Conjunto

Ana Lúcia Almeida destaca o trabalho conjunto que vem sendo realizado no Eusébio com o objetivo de prender todos os integrantes da quadrilha. "O trabalho investigativo objetivando descobrir e indiciar os culpados dos crimes está sendo feito, mas sem a presença do Poder Judiciário, da Polícia Militar e da Guarda Municipal, nas ações de busca e que resultaram em várias prisões, esse esforço seria em vão", afirmou a delegada.

Os integrantes da quadrilha que não estão presos foram mortos em confronto com a Polícia ou inimigos. Victor Antônio da Silva Oliveira, o ´Salsicha´; e Carlos Antônio de Moraes, o ´Dante´, tombaram em tiroteios com a PM. Por fim, no fim de semana passado ´Etim´ também foi baleado e faleceu dois dias depois.


Francisco Wellington da Silva Justino, o Etim, foi baleado após troca de tiros com policiais militares e morreu no IJF

Delegada indiciou todos os acusados

As investigações da Polícia Civil resultaram em 24 indiciamentos de ´Etim´ por crimes diversos como tráfico, roubo, homicídio e latrocínio (roubo seguido de morte), em Eusébio e Aquiraz.

Na companhia de ´Etim´, conforme a delegada Ana Lúcia Almeida, ´Roberto Oião´, William Costa Oliveira, o ´William Perna Fina´; e Leonardo dos Santos Ferreira, o ´Leo Bocão´, são apontados como autores de, pelo menos, seis homicídios.

"São crimes bárbaros, com características de crueldade. Na maioria das vezes, as vítimas, foram mortas com vários tiros e também espancadas", afirma Ana Lúcia Almeida.

Mulher

Um desses casos, ocorrido às 21h30, do dia 21 de outubro do ano passado, teve como vítima Maria Ivoneide dos Santos Mariano. De acordo com a delegada, não há dúvidas de que ela foi executada pelo bando. "A morte dela foi praticada como vingança. ´Etim´ e Roberto ´Oião´ praticaram o crime", assegura.

Conforme as investigações, ainda em 2011, no intervalo de quatro dias, o bando praticou um homicídio e um latrocínio.

No dia 19 de dezembro de 2011, Antônio Henrique Gonçalves Soares teve a moto roubada e foi assassinado durante a ação criminosa. Quatro dias depois, às 16h30, Francisco Savânio foi executado por dois homens, apontados pela Polícia como sendo ´Etim´ e Roberto. Além desses crimes, ´Roberto Oião´ responde a outros cinco casos de roubo, homicídio e tráfico.

Fonte: DN
CAMOCIM POLÍCIA 24hs

Nenhum comentário: