23 de fevereiro de 2012

ENCERRADA GREVE DOS AGENTES DE TRÂNSITO DE FORTALEZA.

Os agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) decidiram em assembleia na noite desta quinta-feira (23) encerrar a greve iniciada no dia 30 de janeiro. De acordo com o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), vai haver uma reunião a partir das 16h para retomar as negociações com a prefeitura. A principal reivindicação agora é para que não haja punições e sejam revogadas as demissões dos 10 agentes de trânsito que estavam em estágio probatório.

Os servidores se apresentam para trabalhar já a partir de 6h desta sexta-feira (24). A prefeitura apresenta proposta de 3,1% no vencimento-base e outros beneficíos na aplicação do plano de cargos e carreiras. No entanto, o Sindifort quer de 7% de reajuste, o que equivale a reposição da inflação e aumento real, a partir de 1º de maio. O sindicato afirma ainda que a pauta é extensa e continua a ser negociada.
Na reunião marcada para esta sexta-feira (24) também serão discutidos a reposição dos dias paralisados e pagamento em folha suplementar dos salários dos demitidos. Os servidores dizem esperar que a prefeitura "reconheça o voto de confiança" da categoria e afirma que o início de uma nova paralisação dos agentes de trânsito não está descartada, caso as negociações sejam frustradas.
De acordo com o Sindifort, A decisão poderia ter sido tomada desde a última semana, quando foi realizada uma tentativa de mediação com a participação do Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho e Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE).

No entanto, alega o sindicato, na ocasião a prefeitura não apresentou garantias de que não haveria represálias contra os grevistas, a exemplo do acordo fechado com os servidores da Guarda Municipal que participaram de manifestações e atos sindicais no período de 28/12/2011 a 03/02/2012. O Sindifort afirmsa ainda que o anúncio da demissão de 10 agentes em estado probatório obrigou a categoria a estender a paralisação durante o período do carnaval.

Reajuste

Os agentes reivindicam reajuste salarial de 7% para compensar a inflação no ano anterior. Eles pedem também aumento do percentual da Gratificação Específica de Exercício da Função (GEEF) e regulamentação da produtividade dos servidores administrativos da AMC.

A Justiça do Ceará decretou a ilegalidade da greve no dia 8, mas os agentes permaneceram com as atividades paralisadas. A prefeitura, então, decidiu exonerar 10 servidores em estado probatório, que trabalhavam há menos de um mês como agentes de trânsito. Mas uma decisão liminar do dia 17 de fevereiro, expedido pelo Tribunal de Justiça, proibiu a exoneração.

Fonte: G1 CEARÁ
CAMOCIM POLÍCIA 24hs

Nenhum comentário: