26 de janeiro de 2012

GOVERNADOR CID GOMES DIZ QUE CUMPRIRÁ ACORDO COM MILITARES

O governador Cid Gomes em entrevista a TV O POVO na noite desta terça-feira (24/01/2012) disse que o movimento é de característica nacional e que não vê culpa em nenhuma pessoa individual, e que não pensa em substituir Secretário de Segurança Pública. Que durante o movimento teve 03 preocupações básicas: 1) Manter canal de diálogo com os manifestantes, 2) Segurança da sociedade e 3) Comunicação que ao se ver foi a grande falha. Disse que na terça-feira recebeu o Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio, Presidente da CDL FCDl que solicitaram abertura de negociação.
Afirmou que a todo o momento tinha pessoas do governo a frente das negociações. Que a paralização da PM é um flagrante gritante de crime contra a Constituição Federal, evitou o confronto com os manifestantes uma vez que tinha conhecimento de mulheres e crianças e que qualquer tipo de confronto é perigoso. Indagado sobre a desmilitarização da PM disse nunca ter pensado no assunto e que não conhecia no mundo nenhuma experiência desse tipo.

Sobre a hierarquia na PM disse haver deixado sequela, mas, que acreditava que o tempo normalizaria. Indagado se não era possível evitar o movimento disse que em 2010 se antecipou fez alterações de escalas e resolveu o problema e que agora a categoria tinha conquistado 40 horas semanais. Que a informação inicial que tinha 500 pessoas e dessas 150 pessoas era PMs e o restante crianças e mulheres e que as 22:00hs foram para a 6ª. Cia/5º. BPM.
Indagado pela internauta Leila se o Governador criaria o acordo Ele disse: Claro que sim, claro que sim. Indago quanto a anistia se não temia de abrir um precedente ao conceder anistia aos PMs/BMs e PCs disse que era uma característica nacional e inclusive com aprovação de leis no congresso.

Indagado sobre guardar Mágoa dos militares, disse que tem o dever de governar pela garantia da segurança da sociedade e que de nada vai adiantar sentimento pessoal.

Considerou que tivesse um contingente que conseguisse substituir os que tinha parado.

As declarações do Governador CID GOMES trás calmaria e põe fim as especulações de que a anistia não seria concedida e que o acordo não seria cumprido. As declarações do Governador proporcionando tranquilidade a sociedade e aos militares que agora vão continuar desempenhando suas atividades em paz e a espera da materialização do acordo.



Fonte: O POVO

Nenhum comentário: