12 de dezembro de 2011

CLIMA TENSO NOS PRESÍDIOS

Tentativas de fugas levaram a PM a fazer varreduras e disparar tiros no IPPOO e IPPS. Um preso ficou ferido

O fim de semana foi marcado por violência nas unidades penitenciárias da Grande Fortaleza. No sábado, detentos do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), no Município de Aquiraz, tentaram escapar durante a madrugada. A notícia de que um deles teria conseguido fugir mobilizou um grande aparato do Batalhão de Polícia de Choque. Ontem, três internos da Colônia Penal Urbana, antigo Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), no bairro Itaperi, também tentaram fugir. Houve tiros e um deles acabou ferido.




O conflito no ´velho´ IPPOO ocorreu por volta das 13 horas, quando era realizada a visita dos presos que cumprem pena no regime semiaberto. A guarda externa, formada por policiais militares da 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG), percebeu a movimentação estranha de alguns internos em direção à muralha. Os três detentos, cujos nomes não foram divulgados, usaram uma ´teresa´ (corda feita com redes de dormir e lençóis) para pular a muralha.

Mas, os PMs dispararam tiros contra a muralha. Um dos presos acabou sendo atingido com tiros nas pernas e nos pés. Os demais decidiram voltar correndo de volta para o pavilhão.




O clima ficou tenso no presídio e foi necessária a mobilização de homens do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Comando Tático Motorizado e da Companhia de Controle de Distúrbios Civis (CDC), unidades do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque). As visitas foram suspensas. As mulheres que estavam dentro da unidade tiveram que sair dali, enquanto a tropa de Choque iniciava uma varredura no local, sob o comando do major PM Isaías, supervisor do Comando do Policiamento da Capital (CPC).

Durante toda a tarde, os militares vasculharam as celas e galerias em buscas de armas, drogas e artefatos usados para fugas. As ´teresas´ foram encontradas na parte do telhado das galerias e próximas da muralha.

O preso baleado foi levado para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro) em uma ambulância do Samu. O clima na Colônia Urbana continuou tensa durante o resto do dia. A guarda foi reforçada na muralha para evitar novas tentativas de fuga.

O ´IPPOO´ passa por processo de desativação determinada pela Justiça, mas ainda abriga os presos que estavam na Colônia Agrícola do Amanari, em Maranguape, depois que esta também foi desativada pela Secretaria da Justiça (Sejus) seguindo ordem da Justiça.

Paulo Sarasate
Já no Instituto Penal Paulo Sarasate, localizado no quilômetro 27 da BR-116, em Aquiraz, a Polícia Militar passou toda a tarde do sábado fazendo uma varredura depois da informação de que presos teriam escapado dali durante a madrugada.

A informação, porém, só chegou ao conhecimento da Polícia no fim da manhã, obrigando o Batalhão de Choque a retirar das ruas suas patrulhas do Cotam e do Gate. Um efetivo de aproximadamente 50 homens (incluindo a tropa de reserva ou prontidão) foi mobilizado.

Detentos
17 mil presos formam, hoje, a massa carcerária do Estado do Ceará. Várias unidades como o IPPS, IPPOO e Colônia Penal passam por processos de interdição ou desativação.

Fonte: DN
CAMOCIM POLÍCIA 24HS

3 comentários:

Anônimo disse...

KUEN TA PRESO KUER FUGI TODO PRESO TEM DIREITO. A FUGA E UM DIREITO DELES!! EU IA CRITICA MAS TODO PRESO EM FUGA TEM DIREITO A UMA BALA. KUE SE CUMPRA A LEI

Anônimo disse...

ai é só um incetivo para os que passaram para agente penitenciário !!! o negócio mesmo é PM-CE heheheh!

Anônimo disse...

E VERDADE ? EM TÃO ELE CAIO NA BALA COM DIREITOS E DE VERES COMPRIDOS