Um protesto de policiais militares e bombeiros em Fortaleza, na manhã deste sábado (17), terminou em tumulto. Ao saberem que o governador Cid Gomes (PSB-CE) estava vistoriando uma obra próxima ao local da manifestação, os participantes decidiram ir ao encontro do governador. Pedras e garrafas pet foram jogadas no carro conduzido por Cid Gomes.
A passeata dos militares começou as 8h, na Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza.
O protesto deveria seguir para a sede do 5º Batalhão da PM, também no Centro (Rua Antônio Pompeu), mas o percurso foi alterado e os manifestantes foram para uma obra do Metrô de Fortaleza (Metrofor), na Avenida Tristão Gonçalves, que estava sendo vistoriada pelo governador.
A passeata dos militares começou as 8h, na Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza.
O protesto deveria seguir para a sede do 5º Batalhão da PM, também no Centro (Rua Antônio Pompeu), mas o percurso foi alterado e os manifestantes foram para uma obra do Metrô de Fortaleza (Metrofor), na Avenida Tristão Gonçalves, que estava sendo vistoriada pelo governador.
Carro de governador é cercado por manifestantes (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução) |
Com a chegada dos manifestantes, a comitiva do governador decidiu encerrar a visita. Cid Gomes caminhou sorrindo até o carro. Mas, para isso, teve de passar entre os participantes do protesto, os quais gritavam “se não melhorar a polícia vai parar” e o chamavam de "ditador".
O governador assumiu o volante do carro, seguranças e assessores tentavam liberar a passagem do veículo. Um dos seguranças do governador quase foi atropelado após cair na frente do carro e um repórter cinematográfico teve a câmera destruída durante o tumulto. Um cinegrafista do governo foi agredido e registrou boletim de ocorrência. Os manifestantes deitaram no chão para impedir a saída do gestor, mas não tiveram sucesso.
Militares deitam no chão para impedir saída de governador (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução) |
Revindicações
O protesto foi organizado pelaa associações de classes, a categoria reivindica, entre outras coisas, reajuste salarial e um novo concurso público.
Governo
A assessoria do governo informou que Cid Gomes vai se reunir com a mesa permanente de negociação que reúne membros de todos os sindicatos de servidores públicos, ainda nesta semana, para negociar reajuste salarial. O governador Cid Gomes, após o incidente, seguiu para outras vistorias na Região Metropolitana de Fortaleza.
Manifestantes tentam parar o carro do governador Cid Gomes |
9 comentários:
Tem outro vídeo mais completo veja aí o link http://www.youtube.com/watch?v=TTBC7OEg_Yg
Muito bem o policial militar tem que ser valorizado. para correrem o risco que correm pra ganhar a merreca que ganham.
Assistam ao vídeo. Muito boa a manifestação, estamos todos de parabéns.
http://www.youtube.com/watch?v=TTBC7OEg_Yg
ok! a policia civil o governo aguentou, sem prejuisos por vastos meses, mas sem a policia militar esse ele não aguenta uma semana, parabens pela iniciativa vocês merecem serem valorizados.
A culpa é de alguns oficiais... Se eles nos apoiassem, nem o Governador teria mais poder. Quem segura a barra do governo somos nois PM.
Sou bombeiro militar,e a nossa família está passando fome,enquanto o governador está preocupado com copa do mundo,isso é uma vergonha!!!!!!!!!
muito bom companheiros,mas quero ver todos unidos em janeiro caso o governador nao der um aumento digno.postar comentarios e facil eu quero ver e honrar a farda que veste e nao abandonar os companheiros.estava la e sempre estarei pela minha familia,companheiros e pela populaçao.
eu queria que as autoridaes ganhassem um salario de policial militar para ver se eles ficariam satisfeitos.
Postar um comentário