15 de agosto de 2011

TREINAMENTO: FORMAÇÃO POLICIAL IRÁ DOBRAR NO CEARÁ

O novo diretor da moderna Academia da Segurança Pública do Ceará busca uma melhor qualificação dos agentes

Dobrar o tempo de treinamento dos novo agentes de segurança pública do Estado e proporcionar uma formação pautada na ética e nos direitos humanos, sem esquecer a qualificação técnica. Esses são alguns dos objetivos do diretor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), César Barreira, que assumiu o cargo oficialmente em maio deste ano.

Um exemplo dessa nova perspectiva na formação dos profissionais de Segurança no Ceará revelado pelo gestor em entrevista à Reportagem do Diário do Nordeste, é o tempo de capacitação dos policiais militares, que deve aumentar dos atuais e criticados seis meses para, no mínimo, um ano.

Realidade

Barreira afirma que ainda não está definido como será implementado esse novo paradigma, mas garantiu que está trabalhando para que os novos 4.700 profissionais de segurança, entre eles, cerca de três mil PMs, sejam recebidos dentro dessa nova realidade.

"O nosso objetivo é que esses policiais possam ter curso de um ano. Seriam três momentos. O primeiro teórico, uma parte de treinamento prático e um retorno para avaliação do treinamento. Com disciplinas gerais e outras mais específicas, como por exemplo cursos de tiro e direção", revelou.

O diretor da Aesp ressaltou que não vai permitir que o policial saia despreparado da academia. "Eles vão ter que sair daqui altamente treinados. Se é exigido 500 tiros para a pessoa sair capacitada, eles não podem sair daqui com 499", afirmou. O sociólogo e pesquisador da violência há mais de 15 anos, está implantando para os novos profissionais uma formação baseada em três eixos: humanístico e jurídica, valorização profissional e formação do cidadão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa iniciativa do Comando da PM.

Anônimo disse...

Na teoria tudo é muito bonito,veremos na prática.