28 de agosto de 2011

BONDE TOMBA NO RIO E DEIXA 5 MORTOS, NÚMERO DE FERIDOS CHEGA A 53

Bombeiros informaram no início da noite deste sábado (27) que no total 53 pessoas ficaram feridas no acidente com o bonde em Santa Teresa, no Centro do Rio. Cinco pessoas morreram no acidente da tarde deste sábado, quando o bonde descarrilou e tombou.

De acordo com a corporação, 26 feridos foram levados para hospitais por um ônibus da Polícia Militar. Outras 28 pessoas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros. Uma delas o maquinista, que morreu no Hospital Souza Aguiar, no Centro. As vítimas também foram levadas para os hospitais do Andaraí, na Zona Norte, e Miguel Couto, na Zona Sul. Dez pessoas estão em estado grave, segundo os bombeiros.


O secretário de Transportes Júlio Lopes afirmou que será apurada uma informação de superlotação no bonde: “Nós temos uma informação preliminar de que o bonde estava muito cheio, e isso precisa ser melhor apurado. Essa é uma preocupação que nós temos há muito tempo, nós viemos aqui falando do uso indevido do equipamento, e que o equipamento tem uma lotação a ser observada. Mas isso será melhor apurado, nós só vamos dar informações depois de melhor apurado, de termos todos esses aspectos elucidados.”

Um trecho da Rua Joaquim Murtinho, onde ocorreu o acidente, ficará interditado. A perícia no bonde será retomada por volta das 6h de domingo (28).

Testemunha ajudou resgate
"Vi muita gente machucada grave. Foi muito chocante, foi uma cena terrível. No início não sabia nem o que fazer. Fiquei atordoado e perguntei ao PM o que podia fazer para ajudar. E aos poucos fomos tirando as pessoas menos graves de dentro do bonde”, relatou Rinaldo José Ferreira, morador de Belford Roxo, que estava a trabalho em Santa Teresa quando viu o acidente com o bonde.

Rinaldo contou que o bonde estava cheio quando passou por ele na rua, que estava na curva anterior à que o carro se acidentou. "Vi muita gente machucada, muito sangue", disse ele, que acredita ter resgatado sete pessoas das ferragens, entre elas uma criança de 7 anos e um idoso.
De acordo com o coronel Sérgio Simões, comandante do Corpo de Bombeiros, o maquinista da composição chegou a ser levado para o Hospital Souza Aguiar, mas não resistiu e morreu. Outras quatro vítimas morreram no local.
Júlio Lopes afirmou também que este bonde não teria sido submetido a reformas, segundo informações que ele teria apurado na garagem. "Faremos apuração do que aconteceu com toda transparência, inclusive com auxílio do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), para apurar todas as responsabilidades técnicas do que ocorreu. Foi uma fatalidade, uma tragédia. Nós já vínhamos preocupados com o funcionamento dos bondes há muito tempo, precisamos reordenar o uso do sistema, já que há muito problema nesse sentido”. Ele afirmou que o transporte com bondes está suspenso em Santa Teresa.

Maquinista diz que ônibus bateu em bonde

O maquinista Gilmar Silvério contou que pilotava o bonde antes de entregá-lo ao maquinista Nelson, que morreu no acidente. Ele relatou que enquanto pilotava o carro, houve uma colisão com um ônibus numa curva, mas que nada teria sido avariado. "Já vi muitos acidentes, mas nada igual a esse. Estou sofrendo muito porque o Nelson era meu amigo de coração. Para mim, um acidente assim é novidade. Não pode ter sido falha de freio, foi uma fatalidade. Ele não andava em velocidade alta, ele era muito lento. Se fosse comigo, nem digo nada, porque eu ando em velocidade, mas com ele, não.”

Testemunhas do acidente contaram que o bonde descarrilou dos trilhos, bateu em um poste e tombou. Antes disso, segundo as testemunhas, o bonde teria perdido o freio.

O comandante do Corpo dos Bombeiros, coronel Sérgio Simões, afirmou que apenas a perícia pode comprovar o que de fato causou o acidente. Segundo ele, há 40 agentes dos bombeiros trabalham no local.

Fonte: G1/CAMOCIM POLÍCIA24HS

Nenhum comentário: