17 de julho de 2011

PORTAL IG TRAZ REPORTAGEM SOBRE O "NOVO CANGAÇO" INSTALADO NO CEARÁ

Policiais participam de treinamento do Comando Tático Rural, unidade especial criada no Ceará para combater o "novo cangaço"


A Polícia Militar do Ceará criou um comando especial para combater a ação de quadrilhas de assaltantes apelidadas por especialistas em segurança pública de “novo cangaço”. Os bandos agem em grupos de 10 a 15 homens assaltando bancos de pequenos municípios. Eles sitiam cidades, fazem tocaias, montam barricadas, atiram contra delegacias e usam armamento pesado numa versão mais "pesada" de Lampião.

Somente de março até o começo julho deste ano foram registrados 13 assaltos a bancos no interior do Ceará.
No último dia 13, uma quadrilha de 15 homens levou R$ 2 milhões em dinheiro de um carro-forte, na rodovia estadual CE-359, distrito de Triunfo, município de Ibaretama (a 120 km de Fortaleza). Na ação, eles bloquearam a rodovia com um caminhão-baú roubado, atiraram contra o veículo blindado com tiros de fuzis e arrombaram a porta e o cofre com explosivos.

Polícia rural "itinerante" (COTAR)
Para combater o “novo cangaço” a Secretaria de Segurança Pública do Ceará criou o Comando Tático Rural (Cotar). São policiais experientes – alguns inclusive com passagem pela Guarda Nacional, força especial criada pelo governo federal para situações de emergência.
Dois dos três helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foram colocados no interior por determinação do secretário de Segurança, coronel Francisco Bezerra para o uso dos policiais.
Fonte: Sobral de Prima

Um comentário:

Anônimo disse...

a kda dia que passa os bandidos dão mais motivos a policia a fazerem sim com emergencia outro certame pois precisão de reforço imediato. O ceará era pra ter um grupo de policiamento bem esperto intelectualmente.pois os kra tão demonstrando ser mais inteligentes q a policia...