12 de junho de 2011

NOVA SEDE: NOVA CASA DOS CAVEIRAS COMEÇAM A GANHAR FORMA

À medida em que as paredes vão subindo, o Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar ganha mais formas. Um ano após noticiar com exclusividade o audacioso projeto, O DIA teve acesso às imagens da construção provisória, onde ficarão os primeiros 200 homens que vão ocupar o terreno do Exército, em Ramos, no início de agosto. A área de 198,8 mil metros quadrados será a nova casa dos ‘caveiras’ do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). 

Além de abrigar a tropa de elite da PM e mais três unidades — Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM), Companhia de Cães e o Grupamento de Salvamento e Resgate —, o COE será um grande complexo de instrução e treinamento para policiais.
A previsão é de que a obra, orçada em R$ 160 milhões, só termine no início do ano que vem. 

Ocupação na Maré


O governo do estado decidiu antecipar a mudança com um objetivo estratégico: a presença da tropa de elite na região será o primeiro passo para a pacificação dos conjuntos de favelas da Maré e de Ramos. Depois da transferência, os policiais do Bope terão que intensificar as ações nas comunidades vizinhas ao COE. Desde o mês passado, o batalhão tem feito operações pontuais na região, considerada estratégica pela proximidade da Avenida Brasil, linhas Vermelha e Amarela e Baía de Guanabara. 

Para abrigar a metade do atual contingente de 400 ‘caveiras’, operários trabalham de forma acelerada na construção da sede provisória, iniciada há 15 dias. O prédio em formato de L terá 1.713 metros quadrados, nos mesmos moldes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A estrutura do edifício e a base são de ferro. Paredes e assoalho em PVC possuem isolamentos térmico e acústico. 

Comandante vai para a sede temporária

A sede provisória do Centro de Operações Especiais será dividida em três bases: uma para o Bope, outra para o GAM e a terceira para o comando do COE, que será chefiado pelo coronel Alberto Pinheiro Neto, atual coordenador de Assuntos Estratégicos da PM.

Mesmo antes da conclusão das obras, os policiais que forem para Ramos terão espaço para praticar exercícios físicos. Quando o complexo ficar pronto, haverá ainda área para diversos treinamentos, canil, píer para embarcações, quatro helipontos e local para manutenção de veículos blindados e aeronaves.

Até as Olimpíadas de 2016, o Bope deverá dobrar seu efetivo, com 800 policiais trabalhando no terreno que abrigou o 24º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) do Exército.

Nenhum comentário: