16 de maio de 2011

SEQUESTRADORES CEARENSES CAÇADOS POR CRIMES NO PARÁ

Francisco Pedro Barreto de Freitas, o ‘Véio de Chico Peba’; e Jandercleiton Rabelo Maciel. Estes são dois bandidos cearenses que estão sendo caçados pela Polícia do Pará, acusados de comandar uma quadrilha responsável por, pelo menos, três casos de sequestro naquele Estado. A dupla teria montado na Região Norte do País uma espécie de ‘filial’ de sua organização criminosa cuja base é o Ceará, mais precisamente, as cidades de Quixadá e Morada Nova.
A caçada aos dois criminosos, conforme informações obtidas com exclusividade pelo Diário do Nordeste, já resultou na prisão de três integrantes do grupo. Na última sexta-feira, a Polícia Civil do Pará apresentou à Imprensa, em Belém, os bandidos José Lindomar Gomes Moura, 36, conhecido por `Pixinguinha´, e Valmir Santiago, 29; ambos paraenses; além do cearense Gilson Silva de Almeida, 37.
Os três homens foram capturados durante as investigações que estão sendo levadas a cabo conjuntamente pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil do Pará (Draco), e Departamento de Inteligência Policial (DIP), do Ceará.

Sequestro

O grupo já foi reconhecido como autor de um recente sequestro no Interior do Pará. O caso aconteceu na cidade de Mãe do Rio, onde, no mês passado, o agropecuarista Luís Cardoso foi arrebatado pelos criminosos e levado para o cativeiro.
A quadrilha começou as negociações com a família do refém exigindo a quantia de R$ 5 milhões como resgate. Depois, baixou para R$ 2 milhões. Mas, na semana passada, o empresário conseguiu fugir do cativeiro, na Região de Cristal, no nordeste paraense, e a Polícia daquele Estado iniciou a caçada aos criminosos, identificando os cearenses Jandercleiton Rabelo Maciel e Francisco Pedro Barreto de Freitas como os chefes da quadrilha interestadual. José Lindomar foi detido em Parauapebas; Gilson Silva de Almeida na cidade de Benevides; e Valmir Santiago, em Belém.
Ceará

“Véio de Chico Peba" e Jandercleiton são bandidos bastante conhecidos da Polícia do Ceará. Detêm longas fichas criminais por delitos como assaltos a banco, roubo de cargas, sequestros, pistolagens e até chacinas. Mesmo assim, permanecem em liberdade. Há duas semanas, Jandercleiton foi beneficiado com um habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, mesmo estando foragido depois que sua prisão preventiva foi decretada.

Nas investigações da Polícia Federal, ele foi apontado como o responsável por comandar diversos assaltos a bancos e postos dos Correios no Interior do Estado. Além disso, é acusado de ter praticado uma chacina em Banabuiú. `Véio de Chico Peba´ praticou vários crimes no Ceará, entre eles, segundo a Polícia, os sequestros de quatro empresários cearenses, entre 2005 e 2006. 
Fonte: DN/Camocim Políci24hs

Nenhum comentário: