3 de maio de 2011

JUAZEIRO DO NORTE: PF FAZ OPERAÇÃO CONTRA FALSIFICAÇÃO NO FUTEBOL.

A Polícia Federal executou na manhã desta terça-feira (3), em Juazeiro do Norte, uma operação para investigar falsificações de documentos envolvendo jogadores de futebol e empresários. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Não houve prisões. Parte dos envolvidos foi ouvida pela PF e liberada em seguida.
A operação, batizada de Peter Pan, encontrou provas de que jogadores usaram documentos falsos para tirar passaporte e jogar no exterior.
Entre os empresários envolvidos na operação Peter Pan está o dirigente Kleber Lavor, ligado ao Guarani de Juazeiro.
O time enfrenta o Ceará Sporting Club no próximo domingo (8), decidindo o segundo turno do Campeonato Cearense. Kleber negou qualquer ligação com fraudes e disse ao Diário do Nordeste que, por estar tranquilo, passaria "a tarde dormindo".
Transferência para a Europa
O delegado Tarcísio Abreu, da PF em Juazeiro, informou ao Diário do Nordeste Online que foram descobertos pelo menos três jogadores de futebol que usaram certidões de nascimento falsas para tirar documentos, como passaportes. O trio chegou a jogar na Europa. Mais jogadores estão sendo investigados.
As falsificações de documento no futebol são feitas para, principalmente, ajudar na venda de jogador. O atleta beneficiado, chamado vulgarmente de "gato", tem a certidão de nascimento adulterada para ter a idade diminuída e, assim, mais chances de negociação com outros clubes. "Eles acabam se destacando nos clubes jogando com atletas mais jovens", diz o delegado.
Mandados cumpridos
Foram cumpridos os mandados na casa de quatro atletas e na Liga Juazeirense de Futebol, assim como na casa do dirigente e empresário Kleber Lavor, segundo o delegado. A PF também foi ao CT Cariri, cujo responsável era Moisés Silva, conforme ainda Tarcísio Abreu.  
"Apreendemos documentos no CT Cariri. Conseguimos confirmar que três jovens atletas fizeram passaprote usando documento falso, alterando a idade para menos", afirma o delegado. "Eles passaram temporadas no exterior e voltaram. Atualmente estão sem clube", completa.
"Eles confirmaram realmente que o CT Cariri fornecia certidão de nascimento falsa e tiravam outros documentos, como identidade. Os passaportes já serão cancelados", adianta Tarcísio.
Mais jogadores podem ser flagrados
A PF, de posse de mais documentos, deve cruzar dados originais e possivelmente falsos. Mais jogadores com documentos falsificados podem ser encontrados. Os envolvidos podem ser autuados por uso de documento falso e falsidade ideológica, além de formação de quadrilha.
"Nenhuma acusação contra Kleber"
De acordo ainda com a Polícia Federal, nada pesa atualmente contra o dirigente Kleber Lavor. "Até o momento não tem nenhuma acusação contra ele", diz o delegado. Segundo Tarcísio, os mandados foram cumpridos na casa do empresário porque, anteriormente, ele teria tido relações com o CT Cariri.
"Vou passar a tarde dormindo" 
O dirigente Kléber Lavor disse ao Diário do Nordeste Online que está em Fortaleza e que permanece tranquilo. "Eu almocei agora e vou passar a tarde dormindo", rebateu, por volta de 13h30min, em contato telefônico.
Kleber reclamou que a operação pode atrapalhar o ambiente no Guarani de Juazeiro, às vésperas de uma decisão importante contra o Ceará. "Isso vai tumultuar o jogo do domingo. Quase todo jogador do Guarani é do Juazeiro (Empreendimentos). O Juazeiro tem 104 jogadores", revelou.
O dirigente, no entanto, disse que nenhum entre os 104 jogadores estaria entre os investigados.
Fonte: DN/Camocim Polícia24hs

Nenhum comentário: