20 de fevereiro de 2011

OITO POLICIAIS SERÃO LEVADOS A JÚRI POPULAR.

Justiça conclui a apuração do episódio em que policiais militares metralharam um veículo e balearam 3 cidadãos.

Três anos e cinco meses depois de uma desastrosa operação da Polícia Militar, ao atirar contra um veículo ocupado por quatro cidadãos - sendo um brasileiro e três estrangeiros - a Justiça Comum decidiu mandar a julgamento oito policiais acusados de terem participado do delito. A decisão foi tomada pelo juiz titular do Segundo Tribunal do Júri Popular, Henrique Jorge Holanda Silveira. Outros dois PMs foram impronunciados, isto é, excluídos do processo por falta de provas.

O episódio ocorreu na noite de 26 de setembro de 2007, por volta das 21 horas, quando os policiais militares faziam um cerco na cidade na tentativa de capturar um grupo de bandidos que havia assaltado a sede da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) roubado um caixa eletrônico, fugindo em uma picape.A desastrosa operação da PM aconteceu quando viaturas que faziam o cerco aos ladrões no cruzamento das avenidas Murillo Borges e Governador Raul Barbosa confundiram o veículo onde estavam os quatro cidadãos, com o suposto carro em que os criminosos fugiram.
Diversos tiros foram disparados contra a Hilux preta onde estavam as vítimas, o italiano Innocenzo Brancati e sua esposa, a brasileira Denise Sales Campos Brancati; e o casal de espanhóis Marcelino Luiz Campelo e Maria Del Mar Santiago Almudever. Os dois últimos haviam acabado de chegar a Fortaleza e foram recepcionados no Aeroporto Internacional Pinto Martins pelos Brancati.
Segundo constatou a Perícia, a Hilux em que as vítimas viajavam foi atingida por 22 tiros de diferentes calibres. O italiano Innocenzo Brancati foi ferido com um tiro no braço e outro na perna. Denise Sales Brancati foi lesionada na perna esquerda por estilhaços. A espanhola Maria Del Mar Santiago Almudever somente saiu ilesa porque deitou-se no piso do veículo no momento dos disparos; Já o espanhol Marcelino Luiz Campelo foi o ferido mais grave.
Atingido por uma bala no ombro esquerdo, que alojou-se na coluna cervical, ele acabou ficando definitivamente paraplégico, conforme atestaram os médicos que o assistiram.
Fonte: DN

Nenhum comentário: