9 de fevereiro de 2011

AGENTES PENITENCIÁRIOS AMEAÇAM PARALISAR ATIVIDADES NA CPPL I.

Os trabalhadores estão reunidos com a direção do presídio. Eles querem uma solução pacífica

Agentes penitenciários, lotados na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Luciano Andrade Lima (CPPL I), em Itatinga, ameaçaram paralisar as atividades nesta quarta-feira (9) como protesto à possível transferência de detentos do IPPOO II, considerados perigosos, para aquela unidade prisional. Os trabalhadores e diretores do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário (Sindasp)  estão reunidos com a direção do presídio, ocasião em que buscam uma solução pacífica para o problema.
Para eles, a transferência pioraria a questão da segurança naquele presídio. Atualmente, 1.901 pessoas estão presas no Ceará. Existem 704 agentes penitenciários, entretanto, as férias e as licenças médicas reduzem esse número para 662 trabalhadores, sendo que parte do efetivo desempenha atividade administrativa. Os dados são da direção do Sindasp.
A proporção é de apenas um agente penitenciário para 86 detentos. O ideal, segundo a Sindasp, é um trabalhador para cada grupo de cinco presos. A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) pretende fazer um concurso público. A intenção é melhorar a proporção atual para um agente para 20 detentos.
Fonte: Jangadeiro online

Nenhum comentário: