3 de dezembro de 2010

ROBERTO MONTEIRO EXONERA DELEGADO POR USO DE CARRO CLONADO

O ato de exoneração do delegado de Juazeiro do Norte, Levy Gonçalves Leal, foi assinado, pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, no momento em que concedia a entrevista coletiva, nesta tarde, sobre a Operação Terremoto, que o prendeu preventivamente, em decorrência da utilização de carro clonado.
Outros três inspetores: Anderson Soares Pimenta, Francisco Márcio Correia da Cruz, o ex-policial José Erasmo Gomes de Morais e está foragido o cabo Ricardo Antônio Burgos também responderão por crime de peculato, receptação e formação de quadrilha. Todos já estão recolhidos na Polinter e na Delegacia de Capturas( os dois policiais civis) e fizeram exames de corpo delito, no IML de Fortaleza.
Interinamente responde pela delegacia de Juazeiro, o subdelegado, Washington Moraes. A operação desenvolvida com apoio da Polícia Federal apreendeu dois veículos, um celta preto, que inclusive não estava na relação dos quatro veículos buscados, e o que o Delegado utilizava era um Honda Fit, de cor cinza, com placa DQZ-4287, clonada de São Bernardo dos Campos (SP). Estão sendo procurados dois pálios e um siena.

O Secretário disse que os inquéritos foram instaurados há três meses e para sua surpresa, o próprio Delegado se beneficiava dos veículos, inclusive, ontem, a esposa dele teria sido flagrada dirigindo o carro. O inspetor Anderson já responde por três processos disciplinares e o Francisco Márcio já estava afastado por envolvimento em outro caso. A operação contou com 70 policiais, sendo 56 da Polícia Federal.
Roberto Monteiro destacou que eles estavam usando das prerrogativas de policiais para extorquirem dinheiro de vítimas sob o pretexto de não adotarem medidas cabíveis, em especial, nos casos de veículos com restrições civis e AM alguns casos, ocorreram seqüestro e tortura, porém descartou qualquer relação com o caso do editor do Jornal Sem Nome, Gilvan Luiz, que foi vítima, em 20 de maio, de atentado.
A ação foi desencadeada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GECOC) e dos promotores de Justiça da comarca de Juazeiro do Norte, e pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Corregedoria e da Coordenadoria de Inteligência (COIN), contando ainda com a ajuda da Polícia Federal.
Durante a coletiva, o delegado da Polícia Federal no Ceará, Aldair da Rocha destacou o trabalho em parceria com a polícia.
Ceará Agora

Nenhum comentário: