30 de novembro de 2024

POLICIAL ACUSADO DE MATAR AGENTES EM DELEGACIA DE CAMOCIM NÃO RESPONDERÁ PELO CRIME; ENTENDA A DECISÃO


Siga-nos no @camocimpolicia24h

Antônio Alves Dourado foi preso em flagrante e meses depois teria cometido outro crime, quando chegou a tentar assassinar o companheiro de cela

O inspetor da Polícia Civil do Ceará (PCCE) Antônio Alves Dourado, acusado por assassinar a tiros quatro policiais dentro da delegacia de Camocim, no Interior do Ceará, não responderá pelo crime. A decisão judicial vem após o laudo da perícia indicar que o agente tem transtorno mental.

A reportagem do Diário do Nordeste teve acesso ao resultado do laudo da perícia realizada no dia 10 de setembro de 2024. Conforme o Setor de Psiquiatria Forense da Perícia do Estado do Ceará, Dourado tem transtorno que se aplica como doença mental, "a qual implicou em completo comprometimento da capacidade de entendimento e, por conseguinte, completo comprometimento da autodeterminação".


A defesa do réu se manifestou pela transferência imediata do policial para uma unidade hospitalar alegando que a Unidade Prisional não possui estrutura adequada "o que justificaria a necessidade de internação hospitalar especializada". 
O juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Sobral afirma que "referente à transferência para unidade hospitalar especializado em internação psiquiátrica, compreende-se que a natureza do pedido é de substituição do decreto de prisão preventiva por outra medida cautelar diversa da prisão" e por esse motivo, o pedido deve ser feito em formato de incidente processual.
"Ocorre que a via eleita pelo causídico é inadequada, razão pela qual deixo de analisar, por ora, o presente pedido, uma vez que o Sistema de Automação da Justiça - SAJ, de conformidade com a Resolução nº 46/2007 do CNJ, prevê seu ajuizamento sob a forma de incidente, que deve ser registrado com o código de classe nº 304 e seus subitens, conforme o pedido formulado, a fim de evitar tumultuar o processo". (Hugo Gutparakis de Miranda - Juiz de Direito).
Em julho de 2023, dois meses após o crime, a Justiça Estadual negou o pedido da defesa de Antônio Dourado Alves para ele ser internado provisoriamente em um hospital psiquiátrico.

A negativa veio logo após uma nova ação do policial civil, quando ele tentou matar um companheiro de cela, na Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS). Na época, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) disse que policiais penais fizeram a contenção do ato criminoso e "preservaram a integridade do interno atingido".

Fonte: DN

14 comentários:

  1. Já ouvi relados de presos chegando nos presideos e enlouquecendo em questão de dois meses.com convivio maldito daquele lugar!

    ResponderExcluir
  2. Esse exame devia ser feito no primeiro dia que ele foi preso

    ResponderExcluir
  3. Verdade tirei 1ano no novao em sobral os cara chegava !com três semanas enlouquecia. tinha que ser medicado tarja preta depois que passava o efeito começava a gritar não deixava ninguém dormi

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente quem perdeu foi quem morreu e a família das vítimas, depois ainda ficar em liberdade. E aí vai receber o salário normal. Isso é Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Rapaz é cada uma agora vem da uma de doido aí leva pro ospicio aí de lá ele fica bom se recupera e vai pra casa como se nada tivesse acontecido boa a jogado aí do advogado

    ResponderExcluir
  6. 4 vidas mortas e dezenas de esposas e filhos mães ele. Não matou só 4 homens

    ResponderExcluir
  7. Sim,se ele não vai responder ,então pq ele ainda esta preso? E não internado numa clinica mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Se a moda pega sair matando e for preso e querer matar companheiro de sala e não dar em nada vai ser bom

    ResponderExcluir
  9. Rapaz ele possivelmente irá para uma clínica. Urar o desvio mental e depois ele será solto ou não?.....Mas quem.perderam as vidas foram os Civis que nunca mais irá rever os seus parentes ,por que estão mortos e em caixas no cemitérios infelizmente e não no asseios dos seus familiares......

    ResponderExcluir
  10. O cara não vai pagar pelo crime por conta de problemas mentais,mais estudou,entro na polícia civil, fez todo o procedimento e agora depois de muito tempo trabalhando comete quatro homicídios dentro da corporação onde trabalhava e agora é doente, que absurdo

    ResponderExcluir
  11. Meu pai ele é policial penal tem problemas com sanidade mental depois que minha mãe,veio a falecer e o sistema tem a audácia, de leva em conta que ele está Apto ao trabalho, meus tios tentaram aposentar mais nada foi feito...meu pai é médio e eu sofro muito por não poder ajuda-lo , perdi minha mãe e não tenho o afeto do meu pai, espero que Deus esteja ao seu lado pai e que o proteja .

    ResponderExcluir
  12. Essa moda já é funcional a muito tempo. O cara do porche. la de São Paulo matou um motoboy. Tava na balada bebendo. Os advogados disse que ele tinha problemas. No caso do policial. Acredito que seja excesso de serviços sem folga. Serviços acumulado. Sem ter a oportunidade de sair com os filhos. E ficar um tempinho. Com eles e a esposa. Qualquer um descontrola o sistema mental. E não tem um sistema pra fazer uma reciclagem mental de 2 em 2 anos dos nossos proficionais. Seja eles de qualquer função. Pra ver se estão aptos ao seu trabalho isso é muito importante para a nossa segurança e a de si próprio.👍👍

    ResponderExcluir
  13. Eita pois se ele ficar solto tenho e pena os policiais que ficaram vão detona ele ....pode crê.....o homi aí matou 4

    ResponderExcluir

AVISO: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio do blog Camocim Polícia 24h não reflete, obrigatoriamente, a opinião do blog. Os textos publicados são de exclusiva e total responsabilidade do leitor que a enviou. O blog Camocim Polícia 24h reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Lembramos ainda a todos que forem utilizar deste espaço que poderá haver moderação dos comentários, visando garantir a privacidade das informações. Informamos também que todos os comentários ficam registrados através da numeração de IP. Por tanto, faça seu papel de cidadão de um país democrático e use esta ferramenta de forma correta.