21 de agosto de 2017

ROTA DE DROGA NOS AEROPORTOS DO CEARÁ É "COMUM" NOS FINS DE SEMANA


Polícia apreendeu avião carregado de cocaína no litoral do Ceará, na noite deste sábado (19).

A apreensão de uma aeronave carregada de cocaína neste sábado (19) no interior do Ceará alertou a polícia para uma rota comum do tráfico de drogas entre estados das regiões norte para o Nordeste, de acordo com o coronel Júlio Aquino. Segundo o policial, empresários do setor de transporte aéreo recebe valores para entregar as drogas na região.
Neste sábado, foram presos o piloto do avião, a mulher, e uma criança de dois anos, filha do casal, está à disposição da Justiça. Os dois traziam uma carga de cocaína do Pará, fazendo escala em Tocantins e Piauí, onde "provavelmente fizeram entrega de outra parte da carga".
"A chegada de avião nos fins de semanas é comum nos aeroportos do litoral do Ceará. Recebemos a informação de que chegaria uma aeronave ou no Aeroporto de Jericoacoara ou no Aeroporto de Camocim. Nós fizemos uma ação nos dois locais e conseguimos prender o piloto", diz o coronel Júlio Aquino.
A aeronave tinha como destino final a cidade de Aracati, onde a droga seria entregue a traficantes. "Ao Ceará chegou 26 tabletes de drogas, com um pouco mais de 26 quilos de cocaína. A outra parte da droga deve ter sido entregue no Piauí e Tocantis", diz Aquino.

A prisão ocorreu em Camocim, quando o piloto parou para abastecer a aeronave. O avião é avaliado em R$ 200 mil. "Com essa operação conseguimos causar um prejuízo no tráfico e esperamos amenizar a rota nos próximos meses", avalia Aquino.
O caso de tráfico interestadual de drogas é investigado pela Polícia Federal, que confirmou por meio de um teste que o material levado no avião é cocaína. "Quando fica azul, é droga, aqui ficou azul bem rápido", comenta um policial federal, ao fazer o teste em um equipamento.
Casos similares
Esse foi o terceiro avião apreendido com drogas vindas de outros estados nos últimos dois anos no Ceará. Em maio de 2015, a Polícia Federal apreendeu uma aeronave modelo Cesna carregada de droga em uma localidade próxima ao município de Pedra Branca, no interior do estado. A aeronave transportava 361,7 kg de cocaína.

Fonte: G1Ce

Nenhum comentário: