6 de março de 2014

MESMO COM REFORÇO, TRÊS PRESOS MORREM EM PRESÍDIOS.

Além dos crimes que ocorreram no interior das unidades prisionais, um túnel de quase dois metros foi descoberto.

Três detentos foram mortos e um túnel foi encontrado em três unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), de domingo até ontem. A Polícia informou que as execuções teriam sido motivados por desavenças entre gangues rivais, geradas fora da prisão.
Com o indicativo de greve dos agentes penitenciários, patrulhas do Batalhão de Choque (BPChoque) da PM ocuparam os presídios e penitenciárias da RMF, desde o início do feriado de Carnaval para garantir a segurança. A operação tinha como intuito prevenir fugas, motins, rebeliões e resgates.

No entanto, três detentos acabaram sendo mortos; dois deles na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga. José Quercio Barros Lima, 24, que estava Rua F, foi atingido por golpes de cossoco. Ele ainda foi levado à enfermaria, mas não resistiu às lesões. O jovem estava preso sob a acusação de tráfico.

Ainda no domingo, Carlos Alexandre Machado Alves, 25, foi encontrado morto, depois que se encerrou o horário de visitas. Alves estava sendo custodiado na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), também na cidade metropolitana. Ele foi encontrado no banheiro coletivo da unidade com ferimentos que sugerem morte por espancamento. O rapaz estava preso por ser apontado como autor de um duplo homicídio.

Na manhã de ontem, outra morte ocorreu na CPPL II. Antônio Marciano Pinheiro da Silva, 22, teria sido espancado por outros presos. O jovem era custodiado na Rua D e foi trazido já sem vida, pelos companheiro de cela, para o pátio da unidade durante o banho de sol. O interno respondia por tráfico, assalto, porte de arma e receptação.

Parentes preocupados

Alguns familiares de presos foram até as unidade prisionais onde eles estão sendo custodiados e demonstraram preocupação com as mortes que ocorreram no último mês nos presídios. O advogado Cláudio Saraiva, que representa um dos presos da CPPL II, acompanhou a mãe do detento até o local para pedir que ele seja removido para outro lugar, como medida preventiva.

"Meu cliente já foi jurado de morte aqui fora. No local onde ele está preso, seus inimigos podem tentar algo. A mãe do rapaz está aqui apreensiva, com medo que algo lhe aconteça", afirmou Cláudio Saraiva.

A Sejus informou, em nota, que "os casos estão sendo acompanhados pela Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Justiça e Cidadania e correm sob sigilo de investigação".

Túnel

Ainda na manhã de ontem, foi achado um túnel, de 1,5 metros de diâmetro e dois metros de profundidade. A escavação foi feita no pavilhão 3, Rua B, da Unidade Penal Agente Penitenciário Luciano Andrade de Lima (Upaplal), antiga CPPL I, em Itaitinga. Nove detentos que estavam na cela foram encaminhados à delegacia local e tiveram inquérito aberto contra eles.

Márcia Feitosa/Repórter
Fonte: DN

Nenhum comentário: