10 de janeiro de 2013

NÚMERO DE ASSALTOS A ÔNIBUS DOBROU EM FORTALEZA EM 2012

Os assaltos em ônibus dobraram em Fortaleza em 2012 com relação ao ano de 2011. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus ) os assaltos passaram de 279 para 557 no ano passado. São 46 assaltos a coletivos por mês, em média.
Para tentar solucionar o problema, as empresas de ônibus instalaram câmeras e GPS dentro dos coletivos com o objetivo de diminuir os assaltos.

Porém, a iniciativa não tem dado resultado, segundo o Sindiônibus. O motorista Francisco Pedro Pascoa foi assaltado três vezes em menos de três meses. "É ridículo. Nós passamos por momentos de constrangimentos. Os assaltantes chamam a gente de vagabundo de moleque. O pior é que não podemos fazer nada, pois a nossa vida está em jogo", afirmou.

Segundo os próprios motoristas e cobradores, os horários dos assaltos acontecem tanto de dia como à noite.  "Não existe mais horário fixo. Eu já fui assaltado às 10h30 da manhã. Não tem como evitar porque não sabemos como saber o cidadão é marginal ou não", disse o motorista Eduardo Nobre. Para o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, esse aumento pode está relacionado à greve da Polícia Militar em janeiro do ao passado. "Eu atribuo ainda à greve da polícia, porque a partir desse momento, já não estavam mais praticando assaltos a ônibus devido aos aparelhos eletrônicos. Acho que em 2013 o número de assaltos deva cair", disse.

A Polícia Militar informou que intensificou o policiamento ostensivo nos corredores de transporte coletivo. Além disso um convênio foi firmado entre  a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e Sindiônibus tem garantido um treinamento entre os profissionais de transporte. Esse treinamento capacita  os trabalhadores a acionarem  de forma imediata e ágil as forças policiais em caso de emergência.

Fonte: G1CE

Nenhum comentário: