10 de agosto de 2011

VÍDEO: ASSALTO A JOVEM EM LONDRES DÁ VOLTA AO MUNDO NA WEB

Um vídeo de um jovem que foi atacado e posteriormente assaltado em Londres deu a volta ao mundo na internet e se transformou em uma das imagens mais dramáticas dos distúrbios no Reino Unido.

Mohd Asyraf Haziq, um estudante malaio de 20 anos, teve sua mandíbula quebrada após sofrer uma surra na rua e logo após é assaltado por um grupo durante os distúrbios registrados no bairro de Barking na noite da segunda-feira, informou nesta quarta-feira a "BBC".
Um vídeo amador postou a filmagem no YouTube, onde foi vista por centenas de milhares de pessoas e se transformou em uma das imagens dos distúrbios mais assistidas junto a de uma mulher saltando de um edifício em chamas.




Dzuhair Hanafiah, presidente do London UMNO Club, uma organização que presta socorro aos malaios residentes em Londres, afirmou que Haziq foi confundido após ter recebido uma surra e que não teve oportunidade de se defender.
Hanafiah explicou que Haziq foi atacado por um grupo de jovens que queriam roubar sua bicicleta, e depois um grupo se aproxima dele, aparentemente para ajudá-lo, mas em vez de prestar socorro, assalta o jovem.
O vídeo do YouTube mostra como um grupo de jovens se aproxima do estudante quando está jogado no chão, ensanguentado, aparentemente para ajudá-lo a se levantar. Uma vez de pé, os jovens abrem a mochila que o malaio carrega nas costas e roubam objetos antes de deixá-lo sozinho na rua.
A internet conquistou um papel chave nos distúrbios dos últimos dias em diferentes cidades do Reino Unido, através das redes sociais como o Twitter, para organizar operações, tanto na cobertura dos distúrbios.
Uma pequena televisão local de Birmingham, "Sangat TV", transmitiu pela internet os distúrbios. O jornal "The Guardian" qualificou como "jornalismo de guerrilha", enquanto os repórteres filmaram cenas em bairros onde nenhum outro jornalista tinha chegado, e posteriormente distribuíram imagens para grandes emissoras como a "BBC", "CNN" e Sky News.
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário: