19 de agosto de 2011

DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE A ROTA E O BOPE

BOPE e ROTA são unidades policiais muito diferentes, com místicas semelhantes.


A ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) não é uma unidade de operações especiais, se vista dentro do conceito geral de operações especiais. Em São Paulo, as únicas unidades que podem ser consideradas de operações especiais (dentro do conceito doutrinário) é o COE (Comandos e Operações Especiais) e o GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais). Ambos são Companhias do 3º Batalhão de Polícia de Choque.
ROTA é o serviço executado pelo 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar”, que compreende patrulhamento ostensivo motorizado em apoio às unidades de policiamento territorial.

A ROTA atua na chamada “saturação” do policiamento em pontos críticos e seu foco é o patrulhamento nas ruas e avenidas, abordando carros e pessoas suspeitas, além de apoiar as outras viaturas em ocorrências de maior gravidade, como roubos.


As patrulhas (ou equipes) de ROTA são compostas por 4 policiais, sob comando de um sargento, que atuam sempre embarcadas em uma viatura tipo Blazer. A rotina da ROTA é o patrulhamento motorizado, sendo que as incursões em favelas e outras áreas de risco são feitas em decorrência do patrulhamento e não como uma ação específica, como ocorre com o BOPE. No BOPE, a viatura é apenas um meio de transporte para a patrulha, que atua basicamente realizando incursões a pé nas favelas.

O treinamento da ROTA é também diferente do BOPE. O foco do treinamento da ROTA é a abordagem e busca em veículos e pessoas, identificação veicular, legislação e outros assuntos de policiamento, enquanto que o BOPE é forte nas condutas de patrulhas a pé e combate urbano. Não há um “curso de ROTA” obrigatório e o policial é selecionado a partir da sua conduta diária na unidade, experiência em policiamento e comportamento disciplinar.

Apesar dessas diferenças, a ROTA tem uma mística muito forte, talvez até mais antiga do que o BOPE. Os símbolos da ROTA (a boina preta e o braçal de couro com as letras R-O-T-A douradas) são venerados assim como a caveira é para o BOPE. Na unidade, até se fala em “policial DA ROTA” (aquele que apenas serve na unidade) e o “policial DE ROTA” (aquele que realmente internaliza os valores e a mística da unidade). Assim como no BOPE, os policiais da ROTA têm uma história de luta, combates, sangue e muita dedicação ao serviço. Nesse ponto, pode-se dizer que ROTA e BOPE são unidades-irmãs.

BANDIDOS QUE OUSARAM ENFRENTAR A ROTA.













8 comentários:

Anônimo disse...

Lugar de bandido é no caixão

Pracinha disse...

E enterrado...

Anônimo disse...

Igual ao BOPE não existe parceiro.

Anônimo disse...

Vida de vagabundo: nasce, zoa muito, e morro na mão da ROTA.

Anônimo disse...

Isso Ai A Rota tem que mete tiro Msm qndo eu entrar n vou ter do n pk qm tem do Eh violao Vou lasca tiro no vagabundo

Kamile vitória disse...

Mulher pode trabalhar na ROTA? Abordando e etc, como os homens fazem?

Anônimo disse...

Você sabe como é a incurção do G.A.T.E ?

Anônimo disse...

Como são as incurções do G.A.T.E ? [GRUPO DE AÇÕES TATICAS ESPEICIAIS]