13 de junho de 2011

MULHER ATACADA POR CHIMPANZÉ PASSA POR TRANSPLANTE DE FACE.

A norte-americana Charla Nash, de 57 anos, foi a terceira pessoa a receber um transplante de face completo nos Estados Unidos, segundo informou nesta sexta-feira (10) o hospital Brigham and Women´s, um centro ligado à Escola Médica de Harvard.
Segundo a instituição, a paciente precisou passar por 20 horas na mesa de operações para receber novos lábios, nariz, peles, músculos e nervos faciais. Charla Nash foi atacada por um chimpanzé chamado Travis em 2009, quando teve o rosto desfigurado e perdeu as mãos. 
Os médicos também procuraram recuperar os membros, fazendo transplantes nas duas mãos da paciente, mas complicações levaram os médicos a optar pela retirada dos novos tecidos.
Foi a segunda vez que a tentativa de um transplante simultâneo de mãos e face aconteceu em todo o mundo. A primeira, em abril de 2009, foi realizada por uma equipe na França, mas o paciente morreu após sofrer um ataque cardíaco, momentos depois da cirurgia.

Contando o caso de Charla, o Brigham and Women´s Hospital já realizou quatro operações de transplante de face. A primeira delas foi feita em Jim Maki, com somente parte do rosto foi transplantado em abril de 2009. Dois anos mais tarde, em março e em abril, os norte-americanos Dallas Wiens e Mitch Hunter foram os primeiros do hospital – e do país –a receberem um transplante de face completo. A história do transplante de face nos Estados Unidos começou com Connie Culp, que teve parte do rosto reconstruída em dezembro de 2008. No mundo, o primeiro transplante de face parcial foi feito pelos professores Bernard Devauchelle e Jean-Michel Dubernard, na paciente Isabelle Dinoire.

Nenhum comentário: