17 de maio de 2011

BPTUR FAZ COM QUE O NÚMERO DE ROUBOS E FURTOS DIMINUA NA BEIRA-MAR

O efetivo de policiais na Beira Mar foi redimensionado, priorizando os pontos mais críticos. Entre 8 de abril e 8 de maio, foram 16 roubos e furtos na avenida, menos da metade do registrado no mesmo período do ano passado. Maioria das ocorrências é no período da noite.

O policiamento na avenida Beira Mar foi reforçado. O Ten Cel Alencar, Comando do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) redimensionou o efetivo, priorizando as áreas mais críticas. “A gente coloca os policiais nos cruzamentos com maior número de ocorrências”, afirma o comandante do BPTur, coronel Roosevelt Alencar. Segundo ele, o reforço já trouxe resultados positivos.
De 8 de abril a 8 de maio, foram registrados 16 roubos e furtos na avenida. No mesmo período do ano passado, foram 33 ocorrências, mais do que o dobro. Os policiais também voltaram a usar os 10 patinetes motorizados adquiridos pelo Governo. Até cerca de um mês atrás, apenas seis equipamentos estavam funcionando.

Dos 16 roubos e furtos registrados entre 8 de abril e 8 de maio deste ano, 10 foram à noite, entre as 18h20min e as 23h33min. O trecho mais crítico fica no Meireles, com 10 ocorrências. No Mucuripe, foram cinco casos e, na Praia de Iracema, um.

“A gente intensificou o policiamento nas proximidades do clube Náutico e também próximo à Travessa Bauxita, no Mucuripe”, informa o coronel Alencar. Além dos policiais que ficam em pontos fixos na avenida, há os que circulam em viaturas e nos patinetes. “Os PMs também passaram a trabalhar com rádio para facilitar a comunicação”, acrescenta.

Quem frequenta a Beira Mar percebe o reforço no policiamento. “Todo ano venho a Fortaleza e notei que, agora, tem mais policiais. A gente se sente mais seguro”, comenta o paulista Ildo de Oliveira. “Venho caminhar aqui todos os dias. É bom ver que aumentou o policiamento. Espero que continue assim”, diz a publicitária Mariana Oliveira.

Embora reconheça que há mais policiais na avenida, o feirante Reginaldo Nogueira faz uma crítica. “Está faltando combater o tráfico de drogas na Beira Mar. Tem gente vendendo crack nas esquinas. E ninguém faz nada”. Para ele, o policiamento prioriza o turista. “É mais para inibir roubo.”

Segundo o comandante do BPTur, os PMs são orientados para combater todo tipo de crime, incluindo o tráfico de drogas. “A gente pede proatividade ao policial. Se ele visualizar algo errado, deve fazer a abordagem. Foram mais de 5 mil abordagens desde que assumi o comando (8/2/2011).”

Quando
ENTENDA A NOTÍCIA
Comprados em 2008, os 10 patinetes motorizados foram retirados de circulação em julho do ano seguinte. Quatro meses depois, seis equipamentos voltaram a funcionar. Os outros quatro continuaram em manutenção e só agora voltaram a ser usados pelos policiais.

SAIBA MAIS

O POVO solicitou ao comandante do BPTur os dados sobre as ocorrências registradas na Beira Mar nos outros meses deste ano. O coronel Alencar informou apenas que, em relação aos meses anteriores, a redução foi de cerca de 50%.Por uma questão estratégica, o comandante também não informou qual o efetivo empregado no local.

O Governo adquiriu 10 patinetes ao custo de R$ 28.562 cada. O equipamento, fabricado nos EUA, atinge até 20 km/h.

A orla da Beira Mar é divida em quatro setores de patrulhamento: do restaurante Tia Nair, no aterro da Praia de Iracema, até a rua Nunes Valente; da Nunes Valente até as quadras de vôlei; das quadras até a estátua de Iracema; e da estátua ao final do calçadão, no Mercado dos Peixes.
Fonte: O povo

Nenhum comentário: