24 de março de 2011

VÍDEO MOSTRA POLICIAIS ATIRANDO CONTRA ADOLESCENTE EM MANAUS.

Um vídeo com imagens de policiais atirando à queima-roupa contra um adolescente 14 anos, divulgado na TV nesta terça-feira (22), levou o comandante da Polícia Militar do Amazonas solicitar hoje à Corregedoria uma investigação de sete policiais suspeitos de envolvimento no caso.
A ação contra o adolescente aconteceu em 17 de agosto de 2010, no bairro Amazonino Mendes, na zona norte de Manaus. Mas as imagens, gravadas por uma câmera de segurança particular, só foram veiculadas ontem pela TV A Crítica, retransmissora da Record no Estado.
Na gravação aparecem policiais da Força Tática. Segundo o comandante da PM, Dan Câmara, outros três policiais que não aparecem nas imagens participaram do caso.

As imagens divulgadas mostram um policial armado. De bermuda, o garoto aparece sendo agredido e ameaçado pelos policiais. Após o primeiro disparo, o menino tentou escapar, mas outro policial atirou novamente nele. Um terceiro tiro é disparado contra o garoto por um outro policial. Os policiais forçam o garoto a andar até o carro da polícia.
O garoto sobreviveu aos tiros. Segundo a TV A Crítica, ele foi atingido no peito e na barriga. Ele e a família deixaram o bairro onde moravam depois do episódio. A reportagem da Folha não conseguiu localizá-los.
No boletim de ocorrência, os policiais relataram que foram recebidos a tiros no bairro e, por isso, atiraram contra o adolescente.
À Folha, o comandante da PM disse lamentar o episódio. Ele afirmou que os policiais já foram identificados e que um deles estava sendo ouvido pela Corregedoria.
Os policiais serão avaliados por um conselho de disciplina para verificar se têm condições de permanecer na corporação. Foi aberto também um inquérito administrativo.
"É um episódio lamentável, deplorável, condenável. Nós fortalecemos a disciplina militar e vem uma ação para deturpar nosso trabalho", afirmou Câmara. A PM no Amazonas tem 7.500 policiais.

Nenhum comentário: