14 de março de 2011

TSUNAMI PODE ATINGIR O JAPÃO EM INSTANTES, DIZ AGÊNCIA.

Um novo tremor de magnitude 6,2 graus na escala Richter abalou nesta segunda-feira, 14 (no horário local), com epicentro a 10 quilômetros de profundidade na costa da província de Ibaraki, informou a Agência Meteorológica japonesa. Está prevista a chegada de um outro tsunami, com ondas de 3 metros, no nordeste do Japão dentro de dez minutos, informou a Agência Meteorológica japonesa baseada em informações aérea de helicóptero que trabalha nas operações de salvamento.
O terremoto alcançou intensidade 5 na escala japonesa, que vai de 0 a 7, e pôde ser sentido com força na capital Tóquio.
Esta foi a mais recente réplica das quase 280 que se seguiram após o grave terremoto de magnitude de 8,9 na escala Richter ocorrido na sexta-feira, e que deixou pelo menos 1.598 mortos e 1.720 desaparecidos no nordeste do Japão, com o temor de que o número de mortes alcance a casa das dezenas de milhares. A Agência Meteorológica do país adverte que existe a possibilidade de 70% de o Japão sofrer novas réplicas ao longo desta semana, com a ocorrência de um possível terremoto de magnitude 7, na escala Richter, até quarta-feira. O diretor da Agência, Takashi, Yokota, disse ontem que, após a quarta-feira, o risco de réplicas caíra para 50% em uma área de 500 quilômetros de diâmetro, e de 200 quilômetros de extensão ao longo da costa das províncias de Ibaraki e Miyagi. As informações são da Dow Jones.
Fonte: DN

Nenhum comentário: