3 de março de 2011

7,4 MIL HOMENS NA EGURANÇA DO CARNAVAL.

Para garantir a paz durante a folia, a SSPDS aumentou o efetivo de reforço em 20 por cento em comparação a 2010

Um efetivo de 7.417 homens, cinco helicópteros e 1.220 viaturas. Este é o ´exército´ de homens e meios mobilizado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) na ´Operação Carnaval 2011´, que será deflagrada em todo o Ceará a partir das 7 horas de amanhã (4) e só terminará ao meio-dia da quarta-feira de cinzas. O anúncio da operação foi feito, ontem, pelas autoridades que estarão no comando da ação estratégica.
O efetivo que será empregado neste ano supera em 20 por cento o número de policiais civis (delegados, escrivães e inspetores), militares, bombeiros, peritos, legistas e auxiliares empregado em 2010. Várias ´novidades´ aparecem no Plano Operacional em relação ao ano anterior. Um exemplo disso é a contratação de três helicópteros particulares, que se juntarão às duas aeronaves ´Fênix´ da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os cinco aparelhos atuarão no policiamento das cidades e estradas, e nas operações de resgate.
Para apresentar o resumo geral da operação, a SSPDS convocou os titulares das três vinculadas da Pasta, coronel Werisleik Ponte Matias (comandante-geral da PM), coronel Rosileno Vitoriano (Corpo de Bombeiros Militar) e delegado-geral Luiz Carlos Dantas (Polícia Civil). Coube ao coordenador operacional da Pasta, delegado Andrade Júnior, abrir a entrevista coletiva realizada ontem à tarde na sede da SSPDS.
Um fato está causando preocupação às autoridades da Segurança Pública, a ameaça da não realização do Carnaval na cidade de Aracati, no Litoral Leste do Estado (a 140Km de Fortaleza). Uma ação impetrada pelo Ministério Público levou a Justiça a proibir, liminarmente, a realização da festa naquela cidade que, todos os anos recebe cerca de 300 mil pessoas durante os quatro dias de folia.

"Se isto realmente acontecer, a Polícia Militar vai estar preparada. Mandaremos nosso efetivo de reforço para Aracati normalmente, mas se o Carnaval de lá não acontecer, migraremos o nosso policiamento para onde o folião migrar", advertiu o comandante-geral da PM, Werisleik Ponte Matias.

Outra preocupação demonstrada pelos comandantes é com a possível ocorrência de chuvas fortes no Interior do Estado e, por conta disso, a probabilidade de sinistros como arrombamento de açudes, cheias em rios, alagamentos em cidades, desabamentos de imóveis e até interdição de estradas.

Reforço

Por conta desta possibilidade, o Corpo de Bombeiros Militar decidiu ampliar o raio de ação de sua participação na operação. Mais 30 cidades que não haviam sido incluídas nos locais de reforço no Carnaval de 2010 agora receberão a presença de homens da Corporação. Ainda conforme o coronel Rosileno Vitoriano, o número de guardas salva-vidas em toda a extensão da Praia do Futuro vai dobrar, passando de 65 para 130.

Nos dois principais polos da Folia em Fortaleza, Praia de Iracema e Avenida Domingos Olímpio, haverá, em cada um deles, 130 PMs de serviço por dia.
Durante a entrevista, o oficial deu explicações detalhadas das ações que a PRE desenvolverá durante o Carnaval. O efetivo mobilizado será de 389 homens, sendo 74 na Grande Fortaleza, 81 no Interior e mais o reforço de 164 PMs, apoiados por 57 viaturas, 31 motos e utilizando 80 bafômetros. Em todas as vias de acesso (CEs) do Estado, haverá policiais, viaturas Hilux, motos, guinchos e trailler da PRE. Blitze serão feitas todos os dias nas vias de acessos e na faixa de areia das praias localizadas nos Municípios de Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Caucaia, Paracuru e Itapipoca.

Barreiras fixas da PRE estarão montadas 24 horas nas entradas das cidades de Cascavel, Beberibe, Aracati, Paracuru e Camocim, além das praias de Fleixeiras e Taíba.

Segundo o oficial, não será tolerado o trânsito de veículos na faixa de areia das praias. "Todas as nossas patrulhas estarão também equipadas com bafômetros", avisou.
Fonte: DN

Nenhum comentário: