8 de janeiro de 2020

NÚMERO DE HOMICÍDIOS EM 2019 É O MENOR DA DÉCADA NO CEARÁ


Estado conseguiu reduzir 50% das mortes violentas, em um ano. Entre as macrorregiões, a Capital teve a maior queda. Governador e secretário elogiaram as Forças de Segurança 

A redução de homicídios que se repetia mês a mês, em 2019, culminou em um índice histórico para o Ceará. O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) - homicídioslesões corporais seguidas de morte e latrocínios - registrado no ano passado, foi o menor da década: 2.257. 
No comparativo com o ano de 2018, que teve 4.518 crimes, o ano de 2019 apresentou redução de 50% no índice. O registro ainda é menor do que o número de assassinatos de 2009, quando ocorreram 2.261 casos, em todo o Estado. Na série histórica, o ano passado também apresenta a menor taxa de homicídios em 100 mil habitantes. 
Esse foi o segundo ano seguido de redução de CVLIs. Em 2018, o índice tinha decrescido 12%, com 4.518 mortes violentas. Em 2017, o Estado registrou o maior número de homicídios da história, 5.133, impulsionado pela guerra entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE) por território para o tráfico de drogas. Na ocasião, o índice cresceu 50,7%, ao sair de 3.407 assassinatos em 2016.

"Esse é o nosso melhor resultado nos últimos dez anos. É um esforço permanente que o Ceará tem enfrentado, seja pelas tomadas de decisão no sistema prisional, seja com o reforço operacional das nossas polícias, no investimento em inteligência, tecnologia, aeronaves, armamentos", comemorou o governador Camilo Santana. 
O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, afirmou que "vários fatores foram cruciais". Destacou "o trabalho de policiais militares que têm ocupado regiões que até então eram disputadas por facções criminosas. Hoje, têm um policiamento ostensivo, preventivo, comunitário, 24 horas por dia e sete dias por semana"... Veja a matéria completa no Diário do Nordeste. 

Nenhum comentário: