8 de janeiro de 2018

EM CAMOCIM, POLÍCIA MILITAR DÁ INÍCIO A LAVRATURA DE TCO's EM TODO O MUNICÍPIO.

A Polícia Militar do Estado do Ceará deu início no dia de ontem, domingo 07, a lavratura dos TCO - Termo Circunstanciado de Ocorrência – aqui no município de Camocim. Só no domingo foram lavrados 03, o primeiro por consumo de drogas, o segundo por lesão corporal de natureza leve e o terceiro por porte de arma branca tipo facão. Esse é um fato histórico para a Cidade de Camocim e para o Estado do Ceará, TCO’s feitos em sua plenitude somente pela Polícia Militar do Ceará.

Portaria

No dia 14 de dezembro de 2017 foi publicada a portaria que instituiu o Programa Judicial de Resoluções de Conflitos e Justiça Restaurativas da 2ª Vara da Comarca de Camocim. A portaria foi elaborada pelo Juiz Antonio Washington Frota, titular da 2ª Vara de Camocim e está em conformidade com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará bem como com o Conselho Nacional de Justiça através da Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário, política essa que tem como objetivo a necessidade de minimizar a litigiosidade e fomentar a construção de uma cultura de paz em benefício de toda a sociedade.

Inédito no Estado do Ceará

De forma inédita e pioneira em todo Estado do Ceará, a portaria corrobora com o artigo 69 da lei 9.099/95 (que criou os juizados especiais cíveis e criminais) que já dava competência legal para as polícias militares do Brasil e demais forças e segurança pública prevista no artigo 144 da CF de 88 para a lavratura dos TCO's – Termo Circunstanciado de Ocorrência, que são os crimes de menor potencial ofensivo, os crimes de Contravenção Penal bem como os crimes a que lei comine pena máxima de dois anos, cumulada ou não com multa. Vale ressaltar que até então os TCO's eram lavrados somente pela Polícia Civil.

Camocim Polícia 24h

Nenhum comentário: