21 de março de 2017

MINISTRO DO STF MANDA SOLTAR BANDIDOS DA "QUADRILHA DOS PIPOCAS" QUE ESTAVAM PRESOS POR ASSALTAR CARROS-FORTES E FAZER REFÉNS

Ministro Marco Aurélio considerou que a quadrilha armada não causa risco à ordem pública

Numa decisão que tomou de surpresa as autoridades da Segurança Pública do Ceará, o Supremo Tribunal Federal (STF)  colocou em liberdade  uma quadrilha de bandidos  cearenses  considerada de altíssima periculosidade, envolvida em assaltos a bancos, ataques a carros-fortes e assassinatos de policiais nas regiões do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe. O bando é conhecido como  os “Pipocas”, baseado em Quixadá e Morada Nova.
O grupo foi preso em janeiro de 2015, em uma grande caçada policial,  após tentativa frustrada de assalto a um comboio formado por três carros-fortes  na BR-116, no Município de Russas (a 163Km de Fortaleza). Na fuga, os assaltantes  se embrenharam no matagal e invadiram uma fazenda,  tomando uma família inteira como refém, na noite de 14 de janeiro.  Foram seis horas de cerco, tiroteio e negociações,  até que os cinco criminosos se entregassem às autoridades. Dois deles ficaram feridos.

Arsenal

Com a quadrilha, a Polícia apreendeu um vasto armamento de grosso calibre, incluindo três  fuzis de fabricação russa, modelo AK-47; dois fuzis americanos AR-15, de calibre 5.56; uma espingarda de calibre 28, três pistolas de calibre .40 (Ponto 40), além de cinco carregadores, 473 munições de diversos calibres, intactas; 20 quilos de artefatos explosivos e várias balaclavas (capuzes).

O grupo preso era composto por Elineudo Oliveira Silva, o “Neudo Pipoca”, então com 41 anos de idade; Antônio Ricardo Germano de Lima, o “Ricardo da Vila Rica”; Paulo Sérgio de Oliveira, 31 anos;  e Ângelo Márcio Rodrigues, 36 anos. Os dois últimos foram baleados no confronto com a Polícia. No dia seguinte, foi capturado o quinto homem do bando, Raimundo Nonato Rodrigues da Silva, o “Raimundo da Vertente”, 32 anos. Outros membros da quadrilha conseguiram fugir.

O bando foi trazido para Fortaleza e autuado em flagrante na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Posteriormente, o flagrante foi convertido em prisão preventiva pelo juiz da Comarca de Russas. As autoridades informaram que o bando dos “Pipocas” era financiado por empresários e comerciantes da região de Quixadá, ligados postos de combustíveis, fazendas, motéis, revendedora de veículos e até com atuação na política local. A quadrilha atacava bancos e carros-fortes no Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará, Piauí, Paraíba e Mato Grosso.

Soltos


Agora, o STF decidiu soltar os delinqüentes com base no argumento da defesa de que a prisão preventiva por dois anos configurou “excesso de prazo na  custódia que se diz provisória”.  O ministro Marco Aurélio alegou  que, “a quantidade de armas e munições apreendidas e o fato de se tratar de um grupo organizado para a prática de criminosa, são insuficientes para respaldar o argumento alusivo à prisão para a garantia da ordem pública”.

Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

10 comentários:

Anônimo disse...

Intervenção Já!!!

Anônimo disse...

Esse ministro está de brincadeira.

Anônimo disse...

Intervenção já, de quem?

De algum grupo criminoso com a famanhã estatal?

Vê é doido ou vaga rodando, cidadão?

O STF era pra agir mais constantemente frente aos desmandos de alguns huizecos e policiais maus formados, sem culcuro jurídica e democráticas

Anônimo disse...

Foi o mesmo ministro q liberou o Bruno

Anônimo disse...

Vai aprender a escrever
Defendendo bandido?

Anônimo disse...

Queimou ruim? Intervenção sim!

Anônimo disse...

Intervenção Militar
Está com medo?

Anônimo disse...

A solução é alugar o Brasil

Anônimo disse...

Esses caras usam armamento pesado. A polícia precisa estar melhor equipada pra combate-los.

Anônimo disse...

Senhor Ministro Marcos Aurélio enquanto o senhor defende esses criminosos, nossa polícia fica desprotegida, correndo o risco de ser morta, devemos defender, quem defende a sociedade, não quem faz o mal. O país Brasil está contaminado, começando pelos políticos corruptos e terminando pelos bandidos. Até onde vamos chegar!Só misericórdia meu Deus!