5 de agosto de 2016

SARGENTO DA PM E BANDIDO MORTOS DURANTE TIROTEIO. SOBE PARA 20 OS AGENTES DA SEGURANÇA PÚBLICA ASSASSINADOS EM 2016

Sargento foi morto a bala
Subiu para 20 o número de agentes da Segurança Pública mortos no Ceará em 2016.  Dezoito policiais (sendo 17 PMs e um inspetor da Polícia Civil) e dois agentes penitenciários foram as vítimas dos assassinatos. O mais recente caso ocorreu na noite de ontem (4), quando um sargento da Polícia Militar tombou sem vida ao reagir a um assalto na porta de casa, em Fortaleza. Em uma semana, foi o segundo servidor da Segurança executado. Na terça-feira (2), um agente prisional também foi executado.
O primeiro sargento Francisco Ednardo Menezes de Sousa, 45 anos, destacado no Batalhão de Eventos (BPE), chegava em casa com sua esposa, na Rua Isaías Pereira, no bairro Maraponga (zona Sul de Fortaleza), por volta de 21 horas, quando foi atacado.
Segundo testemunhas, eram, pelo menos, três bandidos que estavam em um veículo modelo Ecosport. Os criminosos partiram para roubar a motocicleta do militar e este reagiu. Na troca de tiros, o sargento foi atingido quatro vezes. Mesmo ferido, ele ainda conseguiu ferir um dos assaltantes, que tentou correr, mas caiu morto a poucos metros dali. Os demais fugiram. O corpo do PM ficou ao lado de sua motocicleta, na porta de casa.
Já a esposa do militar recebeu um tiro na perna e foi socorrida por vizinhos para o IJF-Centro, onde permanece.

Segundo

Na última terça-feira (2), outro agente da Segurança Pública também foi assassinado em Fortaleza. Era o agente penitenciário Josileudo Leite da Silva, 46 anos. Elçe foi baleado numa troca de tiros com assaltantes que tentavam praticar uma “chegadinha bancária” nas proximidades da agência do Bradesco, localizada no cruzamento das ruas Major Facundo e Senador Alencar, no Centro de Fortaleza.
No tiroteio, o agente ainda feriu um dos ladrões, mas acabou morrendo na porta do banco. No dia seguinte, a Polícia prendeu o bandido que havia fugido baleado. Trata-se de José Valderlan Almeida Arruda, que foi detido quando buscava socorro médico em um hospital na cidade de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Seus comparsas já foram identificados e seguem foragidos.
Baleado
Também nesta quinta-feira, outro agente de segurança  foi baleado por assaltantes. O crime ocorreu em um mercadinho localizado na Avenida Osório de Paiva, no bairro Canindezinho. O inspetor Edmar, 70 anos, aposentado, reagiu a um assalto praticado por dois bandidos que usavam fardas de uma empresa de TV a cabo. Ele está internado em estado grave. 

Policiais mortos em 2016

01 (07.01) – HUDSON DANILO DE OLIVEIRA, policial militar, soldado, baleado por assaltantes durante uma ocorrência de roubo em uma fazenda na zona rural de Jaguaretama.

02  (19.01) – BENEDITO GOMES ASSUNÇÃO, subtenente, baleado e morto durante uma briga de trânsito na cidade de Juazeiro do Norte. Dois suspeitos do crime foram presos.

03 (28.01) – JOSÉ EUDES DA SILVA MONTE,  policial militar, na graduação de sargento, morto a tiros durante assalto a um coletivo no bairro Conjunto Ceará.

04 (12.02) – AUGUSTO HERBERT FÉLIX, policial militar, destacado no BPRaio, morto numa tentativa de assalto na Travessa Santo Amaro, no bairro Pici.

05 (19.02) – CARLOS HERBÊNIO ALMEIDA BEZERRA, subtenente, comandante do Destacamento da PM na cidade de Jaguaretama. Morto por bandidos quando fazia cooper.

06 (06.04) – ÁLISSON PAULINELLI MEDEIROS DE MENDONÇA, policial civil (inspetor), assassinado por bandidos durante uma tentativa de assalto no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. Ele matou um dos ladrões.

07 (18.04) – FRANCISCO WELLINGTON DA SILVA, policial militar, subtenente da PM, morto a tiros durante assalto dentro da agência do Bradesco de Pacajus.

08 (24.04) – MARCELO ANDRADE VIANA, policial militar (soldado), destacado na Cavalaria, estava em Licença para Tratamento de Saúde (LTS), morreu numa troca de tiros com colegas de farda, na Barra do Ceará. Atirava no portão da casa da ex-esposa e reagiu na chegada de uma patrulha do Ronda do Quarteirão. Morte considerada suspeita.

09 (07.05) – ANTÔNIO ANDERSON DO NASCIMENTO, 25, soldado destacado em Alcântaras, foi morto, a tiros, na cidade de Sobral, ao tentar evitar um homicídio no bairro Sinhá Sabóia.

10 (08.05) – JOSÉ ROBERTO LEMOS - policial militar (soldado), destacado no BPRAIO da cidade de Juazeiro do Norte, morto numa troca de tiros com traficantes em um bar no bairro Aparecida, na periferia da cidade de Campos Sales.

11 (23.05) – EVANDRO ALVES RAMOS, Soldado da Reserva Remunerada da Polícia Militar, baleado e morto durante um jogo de baralho em um bar na Rua Professora Maria Clara, no bairro Jardim Iracema.

12 (10.6) – JOSÉ FARIAS DO NASCIMENTO – Sargento da Reserva da PM, morto a tiros ao entrar em uma loja situada no bairro Santa Teresa, na cidade de Juazeiro do Norte.

13 (30.06) – FRANCISCO GUANABARA FILHO – Sargento da Ativa da PM, destacado no 9º BPM, em Quixadá, morto s tiros de fuzil no Distrito de Juatama, por volta das 17h30, por uma quadrilha que planejava atacar um carro-forte. Ele fazia parte de uma patrulha da FTA.

14 (30.06) – ANTÔNIO JOEL DE OLIVEIRA PINTO – Cabo da Ativa da PM, destacado no 9º BPM, em Quixadá, morto s tiros de fuzil no Distrito de Juatama, por volta das 17h30, por uma quadrilha que planejava atacar um carro-forte. Ele fazia parte de uma patrulha da FTA.

15 (30.06) – ANTÔNIO ALVES FILHO – Soldado da Ativa da PM, destacado no 9º BPM, em Quixadá, morto s tiros de fuzil no Distrito de Juatama, por volta das 17h30, por uma quadrilha que planejava atacar um carro-forte. Ele fazia parte de uma patrulha da FTA.

16 (1.07) – MARCOS PAULO ANDRADE DA ROCHA – Subtenente, afastado das funções, morto a tiros dentro de um bar no bairro Conjunto Palmeiras, por uma dupla que fugiu de moto.

17 (15.7) – FRANCISCO MOÉSIO PINHEIRO BARBOSA – Sargento da reservada Remunerada da PM, baleado numa tentativa de assalto no bairro Carrapicho, em Caucaia.

18 (04.8) – FRANCISCO EDNARDO MENEZES DE SOUSA – 1º sargento da Ativa da PM, destacado no Batalhão de Eventos (BPE), morto na porta de casa, na Rua Isaías Pereira,  Maraponga, em Fortaleza, durante uma tentativa de roubo seguida de tiroteio. Um dos bandidos também morreu – FRANCISCO ANDERSON NUNES BRANDÃO, 26. A esposa do policial ficou ferida com um tiro na coxa.

Agentes penitenciários  mortos em 2016

01 (02.7) – ANDRÉ NOGUEIRA PIRES – Morto durante uma  assalto ocorrido na Rua Jorge Dummar, no bairro Jardim América, em Fortaleza. Ele trocou tiros com o assaltante, que posteriormente acabou preso numa operação da DHPP.

02 (02.8) – JOSILEUDO LEITE DA SILVA – Morto numa troca de tiros com assaltantes no momento em que tentou impedir uma “chegadinha bancária”,  na Rua Major Facundo, Centro, em Fortaleza, em frente à agência do Bradesco.

Fonte: Fernando Ribeiro

Um comentário:

Anônimo disse...

COMANDANTE ARTUNANE SE O SR SE CANDIDATAR O MEU VOTO É SEU, FIQUE COM DEUS.