11 de junho de 2016

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PRORROGA ATUAÇÃO DA FORÇA NACIONAL NO CEARÁ


Um total de 106 policiais da Força Nacional atuam nos presídios do Ceará.  prorrogação do reforço na segurança foi solicitada pelo governador Camilo.

O prazo de permanência das tropas da Força Nacional de Segurança no Ceará foi prorrogado. O ministro da Justiça, Alexandre Moraes, autorizou nesta sexta-feira (10) que os policiais continuem atuando nas unidades prisionais cearenses que registraram rebeliões, fugas e mortes durante o mês de maio. A prorrogação do reforço na segurança foi solicitada pelo governador Camilo Santana.
A tropa da Força Nacional de Segurança chegou a Fortaleza no dia 26 maio, com um efetivo de 106 agentes em dois ônibus e 20 viaturas. Inicialmente, o pedido do Governo do Ceará era que os homens reforçassem a segurança do sistema carcerário durante um período de 15 dias. Ou seja, eles atuariam no estado somente até sexta-feira (10).
A expectativa, agora, é que a Força Nacional de Segurança fique por mais 30 dias no Ceará. O novo prazo, porém, ainda não foi confirmado pelo Ministério da Justiça.
Conforme a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), os policiais da Força Nacional de Segurança estão contemplando as atividades da Polícia Militar e dos agentes penitenciários. A pasta informou que os homens estão atuando nos presídios como forma de evitar novas fugas e incidentes, já que algumas unidades prisionais ainda passam por reparos estruturais.

Dentre os trabalhos, os policiais utilizam drones para monitorar penitenciárias da Região Metropolitana de Fortaleza. Os dispositivos voadores, controlados remotamente, fazem tomadas aéreas, que, segundo o Ministério da Justiça, permitem o mapeamento das áreas e identificação de movimentação dentro e fora das unidades prisionais.
Durante o tempo que está no Ceará, a tropa impediu uma fuga de cerca de 50 presidiários da Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto Barros de Oliveira Leal, em Caucaia. Os detentos estavam tentando escapar do presídio por um um túnel escavado nos fundos da unidade.
A Força Nacional também encontrou dois túneis que tinham sido feitos na Casa de Privação Provisória 1 (CPPL 1). Um dos buracos dava acesso à lateral esquerda do presídio e outro à parte dos fundos da unidade. Desde então, nenhuma fuga de presos foi registrada.
Esta é a segunda operação da Força Nacional no estado desde 2011. Em janeiro de 2012, o governo estadual tinha solicitado apoio federal para garantir a segurança da população durante a greve dos policiais militares.

Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania e formada em sua maioria por polícias militares de todo Brasil, mais que também tem polícias civis, militares dos corpos de bombeiros e órgãos de perícia forense, a Força Nacional é um programa de cooperação de reforço à segurança pública em qualquer ponto do país, com apoio de efetivo dos 26 estados e do Distrito Federal.

Fonte: G1CE

Nenhum comentário: