13 de janeiro de 2016

AO MENOS 2.249 PRESOS NÃO RETORNAM ÀS CELAS APÓS AS FESTAS DE FIM DE ANO

Pelo menos 2.249 presos não retornaram às celas após as festas de fim de ano no país, segundo levantamento realizado pelo G1 junto às secretarias estaduais que administram o sistema penitenciário. O número representa 4,28% dos detentos que conseguiram o direito a visitar a família no Natal e Ano Novo. Ao total, foram 52.575 presos liberados temporariamente em 22 estados e no Distrito Federal.
Em três estados (Mato Grosso, Alagoas e Sergipe), os presos não tiveram direito à saída no período. A assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais disse que não iria repassar os dados. No Ceará, a Secretaria da Justiça e Cidadania só conseguiu o número de detentos que saíram com tornozeleira, mas não divulgou o total dos presos beneficiados.
No Rio Grande do Norte, os detentos deixaram as celas em três centros de ressocialização e a evasão foi zero, conforme a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania.
Apenas 12 estados repassaram à reportagem separadamente o número de mulheres que obtiveram direito nas festas de fim de ano: foram 5.432 detentas femininas que deixaram as grades, sendo que 193 (3,55%) delas não retornaram.

O Pará registrou alta taxa de evasão entre as mulheres: das 50 beneficiadas, 10 ficaram nas ruas (20%): oito delas cumprem pena na Região Metropolitana de Belém e duas, em Santarém.
Monitoramento eletrônico
A maioria dos estados não usa o monitoramento eletrônico para as saídas temporárias. Houve duas exceções: em Pernambuco, todos os detentos que saíram (370) usaram o dispositivo. Mesmo assim, 16 romperam a tornozeleira e fugiram.
Em Rondônia, 120 apenados de Porto Velho saíram com tornozeleira. Outros 200, que deixaram unidades prisionais do interior do estado, também portaram o aparelho – e não houve fugas.
De forma experimental, quatro mulheres que deixaram a Penitenciária Ursa Feminina, de Palmas (Tocantins), usaram tornozeleira – todas voltaram. O uso do aparelho durante uma saída temporária ocorreu pela primeira vez para que fosse feito um teste de implantação da central de monitoramento.
Segundo a Secretaria de Defesa e Proteção Social (Sedeps), a partir de agora, em todos os “saidões, os presos que a Justiça indicar poderão ter acesso a saídas temporárias com tornozeleiras”.

Os que não retornaram às unidades na data prevista são considerados foragidos e tiveram os nomes enviados às Varas de Execuções Penais. Em alguns casos, é solicitado à Justiça um mandado de prisão preventiva para a captura.

Fonte: G1

5 comentários:

Anônimo disse...

Só ai pra fora pq aqui todos de camocim voltaram a cumprir a pena normal

Anônimo disse...

Só ai pra fora pq aqui todos de camocim voltaram a cumprir a pena normal

Anônimo disse...

agora pronto,deixa de ser babão

Anônimo disse...

como ele sabe disso,que os presos voltaram todos,eh????...é agente prisional ou algum penetra na delegacia dai de camocim

Anônimo disse...

Se faz de doido é safado se o pessoal não tivesse voltado o juiz tinha decretado prisão pros cara e taria sendo matéria aq no blog do camocim polícia vcs so querem v o mal dos presos é aí quando caiu um lá chega chorando mas vai da certo