17 de setembro de 2015

POLÍCIA CIVIL APREENDE 66 ARMAS ROUBADAS DE CARGA.


Além das 65 pistolas e um revólver, foram encontradas mais de 11 mil munições, e uma pessoa foi presa.

Uma pessoa foi presa e grande parte das 77 armas e munições roubadas da Transportadora SN Cargas e Descargas, na última segunda-feira, foi recuperada em uma operação conjunta do 12ºDP (Conjunto Ceará) e do Departamento Inteligência da Polícia Civil (DIP), na madrugada de ontem. O arsenal composto por 65 pistolas, um revólver calibre 38 e 11 mil projéteis foi encontrado enterrado, no quintal de uma residência abandonada, na Rua José Rebouças Lins, no bairro Taveira, em Itaitinga.
Segundo o delegado Pedro Viana, titular do 12ºDP, a Polícia tinha informações que um morador de Messejana, identificado como Pedro Henrique Delfino Bezerra, 21, estava se deslocando com frequência para Itaitinga, porque havia sido arregimentado para guardar o armamento roubado lá.

Ele passou a ser monitorado e foi seguido, na noite da última terça-feira (15), quando embarcava em um táxi clandestino, no Terminal de Messejana. "O veículo Peugeot não tomou o rumo de Itaitinga. Mesmo assim, os policiais decidiram acompanhar e realizaram a abordagem na Praça da Matriz de Pacajus. Foi então que encontraram uma arma do lote roubado da transportadora", disse Viana.

O inspetor do 12ºDP Wesley Queiroz, que participou da operação, disse que a pistola estava escondida no câmbio do automóvel e só foi descoberta depois de um revista minuciosa. "Nós estávamos com a lista da numeração das armas roubadas e constatamos que a pistola encontrada estava na lista. Ele decidiu dizer onde estava o restante do armamento", revelou Queiroz.

O inspetor do DIP (identidade preservada), que também esteve no local da apreensão, contou que o arsenal estava dentro de sacolas e de uma bolsa, enterrado em um chiqueiro de galinhas. "Se não tivesse sido denunciado por alguém que sabia de tudo, dificilmente seria encontrado. A residência estava abandonada. Só o desenrolar das investigações poderá esclarecer isto". O agente que trabalha na Inteligência disse ainda que Pedro Bezerra não informou a identidade das pessoas que lhe entregaram as armas. "Ele diz que viu homens encapuzados enterrando as armas, mas não soube explicar o que ele fazia lá para ter presenciado isto. Está mentindo, provavelmente porque tem medo de ser morto".

Outros integrantes

Pedro Viana afirmou que já tem suspeitas de quem sejam os outros quatro integrantes da quadrilha, que teriam participado do assalto à transportadora. Ele não descarta a possibilidade que Pedro Bezerra tenha sido um dos que se envolveu no crime. "Ele respondeu a três roubos quando menor. Depois de adulto já foi condenado por roubo. Usava uma tornozeleira eletrônica, mas quebrou. A participação dele pode ir além do armazenamento das armas". O delegado disse que não podia divulgar nomes de suspeitos, para não atrapalhar as investigações. Segundo ele, as apurações continuam também para descobrir o paradeiro das 11 armas que não foram recuperadas.

"Ainda não sabemos se estas armas seriam vendidas, divididas entre eles ou alugadas para a prática de crimes. Pode ser que cada um dos suspeitos tenha ficado com algumas pistolas para se proteger durante a fuga. Nosso intuito é prender todos esses bandidos e descobrir onde estão as outras armas", declarou Viana. Ação contou como o apoio dos delegados Jairo Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e Francisco Crisóstomo, do DIP.

Para o Exército

O delegado geral-adjunto da Polícia Civil, Marcus Rattacaso disse que as armas apreendidas serão entregues ao Exército Brasileiro (EB) e a Instituição deverá decidir como procederá a respeito. "Vamos devolver a quem tem a capacidade de fiscalização deste tipo de material. Não sabemos se as armas serão entregues aos destinatários ou ficarão retidas".

No dia do assalto, um representante do EB esteve na transportadora e informou que o estabelecimento não tinha autorização para fazer a custódia de armas, apenas o transporte.

Fonte: DN

Nenhum comentário: