3 de dezembro de 2014

SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DO CEARÁ TERÃO REAJUSTE SALARIAL PELA INFLAÇÃO

O Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza reajustarão os salários de seus servidores pela inflação. O reajuste estadual foi dito com exclusividade ao O POVO pelo governador Cid Gomes na tarde de ontem. Já a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) informou o reajuste municipal por meio de nota. A projeção do mercado, segundo o Boletim Focus, é que a inflação feche o ano em 6,43%. Nos últimos 12 meses, até outubro, o índice é de 6,58%. Vamos fazer o que sempre fizemos: repor a inflação. Isso é um compromisso do qual eu não posso abrir mão, mesmo em fim de Governo. É um compromisso com os servidores públicos de resgatar o valor de seu salário”, afirmou o governador, após almoço com empresários do agronegócio. Na ocasião, Cid foi homenageado.

O governador também antecipou que o projeto de reajuste salarial está sendo finalizado para ser encaminhado à Assembleia Legislativa que deve votar a matéria em dezembro. “Esse mês deveremos enviar à Assembleia. Faremos uma simulação e enviaremos o projeto. Isso deve basear o reajuste para os outros poderes”, disse, destacando que o indicador de inflação a ser utilizado para a formatação do PL será o do mês de novembro.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se), João Pinto, diz que o histórico do Governo Cid Gomes é de reajuste pela inflação. “No primeiro ano do Governo ele deu percentual acima da inflação”, diz. Observa que no ano passado a reposição do governo não chegou nem aos 5,9% do IPCA e ficou nos 5,7% do INPC.
João Pinto considera que para reduzir as perdas salariais dos funcionários públicos o índice deveria ser de 15%. E se fosse para repor as perdas dos últimos dez anos o índice ficaria acima dos 50%.
Fonte: O POVO

Nenhum comentário: