24 de março de 2014

CONTRA A VIOLÊNCIA, CID DEFENDE MUDANÇA NA LEI E DA MAIORIDADE PENAL.

O governador Cid Gomes defendeu nesta segunda-feira (24) mudanças na legislação, entre elas, na maioridade penal e nos prazos. O governador fez as declarações ao chegar à primeira reunião de 2014 com o secretariado, para avaliar ações do Monitoramento de Ações de Projetos Prioritários (MAPP), na Residencia Oficial. Até 16 de março, o Ceará registrou 989 assassinatos. Na semana passada, um delegado e dois estudantes foram mortos por assaltantes.
"Hoje temos problemas na legislação. Há necessidade de encurtar os prazos, os processos, redução de recursos. Há uma discussão sobre redução de maioridade penal. Isso é sempre polêmico. Eu penso, sinceramente, que há uma idade menor que 18 anos em que as pessoas já podem ser conscientes do que estão fazendo. E esse é um assunto que eu coloco mas não é da nossa alçada", afirmou.

O governador admite que a principal responsabilidade pelo combate à violência é do estado. “Acho que todos nós devemos fazer uma reflexão sobre isso. Eu não quero com isso aqui me demitir da nossa responsabilidade. O principal responsável pela segurança pública é o estado. De todos esses agentes a maior parte está sobre a responsabilidade do governo do estado. A gente tem procurado aumentar a Polícia Militar e repito, nós, com a conclusão dessa turma que hoje estamos preparando vamos ter a situação de cada dois policiais do estado do Ceará um foi contratado nesse governo”, disse.

A proliferação de drogas como crack, falta de controle sobre as armas de fogo e a impunidade também são fatores apontados pelas autoridades como responsáveis pelo aumento da violência apesar dos investimentos feitos nos últimos anos.

“Você precisa melhorar todas as questões de fiscalização, de ingresso das fronteiras, o próprio nível de apreensão deve aumentar ainda mais. E você tem que checar a reincidência como fatores”. Afirmou o Secretário de Segurança do Estado, Servilho Paiva.

Fonte: G1CE

Nenhum comentário: