21 de dezembro de 2013

ICM LANÇA OPERAÇÃO CONTRA CRIMES AMBIENTAIS NO CEARÁ



A Operação Verão 2013/2014 irá integrar e otimizar recursos humanos e materiais dos vários órgãos públicos envolvidos para prevenção e repressão a crimes ambientais e garantia de segurança das comunidades ao longo do litoral cearense. A ação segue até o dia 15 de março de 2014.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio das Reservas Extrativistas (Resex) do Batoque e da Prainha do Canto Verde (ambas sediadas no Ceará), participou, do lançamento da Operação na última quarta-feira (18), no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza (CE)


Além do ICMBio, a Operação Verão é fruto de parceria entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Base Aérea de Fortaleza, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Casa Militar do Ceará, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza.

Segundo a chefe em exercício das Resex do Batoque e da Prainha do Canto Verde, Mirele Almeida, as ações previstas na operação contemplarão tais unidades de conservação, principalmente na fiscalização marítima abrangendo suas áreas de pesca.

"O principal objetivo dessas ações será combater a pesca predatória, em especial a pesca da lagosta, cujo período de defeso é entre dezembro de 2013 e maio de 2014", explica a analista ambiental, acrescentando que a fiscalização terá apoio da Marinha, do Ibama, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e da Polícia Federal. "Além disso, também serão realizadas operações em terra com esses parceiros", completa Mirele.

Com informações da ICMBio

Nenhum comentário: