12 de dezembro de 2013

ATAQUES A BANCOS: MAIS 3 ASSALTOS E UM PM ASSASSINADO


As cidades de Ocara e Ararendá, além de Fortaleza, foram alvos de quadrilhas. Ladrões permanecem foragidos
 
Subiu para 88 o número de ataques a bancos no Ceará somente neste ano. Ontem, mais três roubos foram registrados no Estado, sendo dois no Interior e o terceiro na Capital. Em um dos crimes, houve perseguição policial, tiroteio e o resultado foi a morte de um PM. Até a noite passada, nenhum suspeito dos três casos havia sido preso.
A sequência de assaltos começou por volta de 1h10 nem Ocara, no Maciço do Baturité (95Km de Fortaleza), quando uma quadrilha invadiu a cidade e se dirigiu à agência do Banco do Brasil. Fortemente armados, os ladrões quebraram as portas do BB e tentaram arrastar um cofre até a porta. Como o equipamento era muito pesado, os ladrões fizeram várias pessoas da cidade de reféns e obrigaram o grupo a colocar o cofre na carroceria de uma caminhoneta modelo Ranger branca.
Fuga

Em seguida, a quadrilha desapareceu deixando para trás um rastro de destruição na frente da agência do BB e os moradores apavorados. Segundo testemunhas, além da Ranger branca, a quadrilha ocupava um segundo veículo, que seria uma Pajero preta. A Polícia suspeita que os dois carros tenham sido roubados em Fortaleza.


Logo após a fuga dos ladrões, a Polícia montou um cerco no Maciço de Baturité, com o apoio de efetivos do 4º BPM (Canindé). Contudo, até a noite passada, os assaltantes continuavam foragidos e sendo caçados.

O cerco aos assaltantes se estende pelas cidades próximas à Ocara, como Aracoiaba, Capistrano, Ibaretama, Chorozinho e Itapiúna. Pela manhã, um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas Ciopaer) foi enviada à região em apoio ao patrulhamento terrestre. A Polícia suspeita que a quadrilha seja a mesma que já agiu, neste ano, em outros Municípios da região do Maciço.

Tiroteio e morte

Policial assassinado
O segundo assalto ocorreu cerca de duas horas depois ao ataque em Ocara. Desta vez, o ´alvo´ de bandidos foi o posto de atendimento do Bradesco da cidade de Ararendá, na Região dos Sertões de Crateús (334Km de Fortaleza). Eram cerca de oito bandidos fortemente armados, inclusive, com fuzis de calibre 7.62.

Os bandidos colocaram explosivos no único caixa eletrônico do banco e detonaram. Nas quatro gavetas onde estava o dinheiro foi acionado o dispositivo que lança uma tinta rósea nas cédulas. Mesmo assim, todo o dinheiro que havia ali, cerca de R$ 250 mil, forram roubados.
Segundo o comandante do 7º BPM (Crateús), tenente-coronel PM Paulo Tibúrcio, os assaltantes dispararam vários tiros de fuzil, escopetas e pistolas contra o Destacamento da PM de Ararendá, impedindo os policiais de enfrentá-los.

A viatura da PM, modelo Pálio, foi metralhada pelo bando.

Segundo o comandante, na fuga, os bandidos seguiram em um Pálio vermelho, com placa de Fortaleza, em direção ` à zona rural. Rapidamente, todas as unidades policiais da região foram comunicadas do assalto e iniciaram um cerco.

Morte

Uma patrulha da 2ª Companhia do 7º BPM (Nova Russas), sob o comando do major Queiroz, seguiu em direção a Ararendá e acabou se deparando com os ladrões em fuga numa estrada de terra na localidade de Gávea, zona rural do Município de Ipueiras (304,2Km de Fortaleza).

Um tiroteio rapidamente se estabeleceu e um dos componentes da patrulha acabou sendo atingido com um tiro. Era o soldado Odir Andrade Alcanfor Filho, 28, que estava nas fileiras da Corporação há apenas dois anos. Ele ainda foi socorrido pelos colegas e levado ao Hospital de Nova Russas, mas faleceu minutos depois de dar entrada no setor de Emergência.

Na noite de ontem, o corpo do soldado chegou à cidade de Crateús, onde ele morava. O PM será sepultado hoje, às 16 horas, com honras militares.

Em Fortaleza

O terceiro ataque aconteceu em Fortaleza, por volta de 9 horas, quando uma quadrilha formada por seis homens invadiu a agência do Banco do Brasil na Avenida Washington Soares, no bairro Água Fria.

De acordo com informações colhidas pela Polícia no loca, os ladrões usavam pistolas e renderam os clientes e os vigilantes, chegando amarrá-los. Em seguida, roubaram três revólveres dos seguranças e objetos e dinheiro dos clientes.

As vítimas foram encaminhadas à Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), onde prestaram depoimento. Disseram que os criminosos agiram de forma rápida e violenta.

Depois do roubo, os ladrões teriam fugido do local em um Uno verde e seguiram em direção ao bairro Edson Queiroz. A quadrilha continua foragida.

NÚMERO



88 agências e postos bancários foram atacados, neste ano, em todo o Ceará. A maioria dos crimes ocorreu no Interior. Em cerca de 40 assaltos, os ladrões usaram explosivos para destruir caixas

17 policiais militares mortos no CE em 2013

Vinte agentes da segurança Pública do Ceará, entre policiais civis e militares, bombeiros e policiais rodoviários, foram mortos, neste ano, em todo o Estado. A vigésima vítima foi exatamente o soldado PM Odir Andrade Alcanfor Filho, 28.

 O militar estava nas fileiras da Corporação há menos de dois anos. Ele havia sido aprovado no concurso para o Ronda do Quarteirão e, meses depois de ser engajado no serviço operacional, foi transferido para o Policiamento Ostensivo Geral (POG), sendo destacado na 2ª Companhia do 7º BPM (Nova Russas).

Entre policiais militares, são 17 vítimas, sendo seis soldados, cinco sargentos, quatro cabos e dois subtenentes. Destes, somente dois dos PMs morreram quando estavam de serviço na Corporação. N0 dia 5 de fevereiro, o cabo PM Francisco de Assis Mendes, do batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) foi morto numa blitz, ao perseguir dois homens numa moto, no Meireles. Ontem, foi o soldado Andrade, morto em Ipueiras.

 Banco em Ararendá:

 

Banco em Ocara:
  
FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA
FONTE: DN 
Fotos: DN, Facebook de Rita Paiva e João Paulo Maciel 

Nenhum comentário: