6 de outubro de 2013

ASSALTO A BANCOS: INTELIGÊNCIA INVESTIGA AÇÃO DE SEIS QUADRILHAS DE OUTROS ESTADOS.

Quadrilhas chefiadas por ladrões de outros Estados estariam agindo no Interior do Ceará, nas explosões de bancos.

Pelo menos, seis quadrilhas de assaltantes de bancos estão agindo no Ceará desde o começo do ano. Os grupos estariam sendo chefiados por assaltantes oriundos de outros Estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. Estes, teriam se aliado a dois criminosos locais para comandar as invasões às cidades de pequeno e médio porte do Interior cearense e saquear as agências bancárias, explodindo caixas eletrônicos e bancos. De janeiro até agora, 69 ataques ocorreram no Estado, com 28 casos de explosão de agências bancárias.


A informação sobre a existência desses grupos já vinha sendo investigada pela Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), junto com a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Com as mudanças realizadas, recentemente, na Pasta da Segurança, as investigações em torno do fato foram interrompidas.



Prisões

Segundo informações de fontes da Inteligência, pelo menos 30 pessoas foram identificadas como envolvidas nos ataques aos bancos e a Polícia teria encaminhado à Justiça pedido de prisões temporárias e preventivas para elas. Paralelamente, também foi pedida a autorização judicial para a realização de escutas telefônicas, através da quebra de sigilo judicial

Um dos bandidos investigados como envolvidos nos ataques já é um ´velho´ conhecido das autoridades policiais. Trata-se do assaltante e sequestrador Francisco Gilson Lopes Justino, o ´Gilson Meia Luz´, apontado como de altíssima periculosidade e envolvido em diversos crimes no Ceará.

Francisco Gilson Lopes Justino, o ´Gilson Meia Luz´

Ele é um dos investigados pelos setores de Inteligência como responsável por comandar recentes ataques a cidades do Interior com a explosão de caixas de agências do Bradesco e Banco do Brasil. ´Meia Luz´ permanece foragido.






Conforme levantamentos da Inteligência, os bandos criminosos estariam baseados em, pelo menos, quatro regiões do Estado do Ceará. Uma delas teria seu ´QG´ na área entre os Municípios de General Sampaio e Pentecoste. Ele teria sido o responsável pelos ataques nas cidades de Pentecoste, Apuiarés, Tejuçuoca, Palmácia, Redenção, Acarape, Paramoti e Baturité.


Litoral

Outro grupo, baseado no litoral Oeste, teria atacado agências nas cidades de São Gonçalo do Amarante, Umirim e São Luís do Curu. Uma terceira quadrilha teria agido na Região Norte do Estado, onde ocorreram ataques nas cidades de Coreaú, Senador Sá, Pacujá, Acaraú, Viçosa do Ceará, Meruoca, Barroquinha, Jijoca de Jericoacoara e, na semana passada, em Frecheirinha.

Há informações, não confirmadas, de mais um bando que atuou já em mais distante de Fortaleza, exatamente entre as regiões do Sertão Central, Inhamuns e no Vale do Jaguaribe.

Desse modo, o grupo investigado é suspeito de ter sido o responsável pelos ataques violentos ocorridos nas cidades de Morada Nova, Jaguaribara, São João do Jaguaribe, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Boa Viagem e, ainda. Catarina.

Já o grupo que teria agido em Aracati, no dia 21 de agosto, pode ser o mesmo que agiu em outras cidades do litoral Leste do Estado, como Pindoretama.

Com base nesses levantamentos, a Secretaria da Segurança Pública iniciou, na semana passada, um trabalho de inteligência em conjunto com a Polícia Federal e outros organismos no sentido de buscar a desarticulação das quadrilhas.

Mais ataques

Na última sexta-feira, mais duas agências bancárias acabaram se tornando ´alvos´ dos criminosos.

O primeiro caso aconteceu na madrugada, quando uma quadrilha invadiu a cidade de Lavras da Mangabeira (417Km de Fortaleza) e explodiu os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil, conseguindo roubar todo o dinheiro que havia ali.

Uma pista foi obtida pela Polícia. Na fuga, os ladrões incendiaram uma caminhonete com placa da Bahia, o que pode indicar que se tratou se uma ação arquitetada por um bando com ações interestaduais.

Menos de 10 horas depois, veio o segundo ataque. Desta vez, no Município de Solonópole (275Km da Capital). Bandidos agiram de forma discreta e assaltaram a agência do BB logo após tomarem o gerente como refém ainda no estacionamento do prédio.

Na última quinta-feira, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho de Paiva, se reuniu com representantes da Polícia Federal para uma ofensiva contra os roubos a bancos.

FERNANDO RIBEIRO\EDITOR DE POLÍCIA

FONTE: DN

2 comentários:

Anônimo disse...

Se a inteligencia fizer como a do Piauí agir a tempo e der cabo desses marginais eles irão pensar duas vezes...

Anônimo disse...

Do jeito que tá ... é sopa no mel... ninguém é preso, nenhum é morto. é preciso fazer algo e logo. uma boa resposta ...