8 de setembro de 2013

NOVOS PMS PARTICIPAM DE TREINAMENTO DE ABORDAGEM

A Academia Estadual e Segurança Pública do ceará (Aesp/CE) promoveu a I Competição de Abordagem Policial. O evento teve a participação dos 1.143 candidatos ao cargo de soldado da Polícia Militar.


O foco principal da competição foi a "Atuação Policial na Proteção dos Direitos Humanos", segundo destacou o diretor geral da Aesp, coronel PM Roosevelt de Alencar.

Os candidatos a soldados da Polícia Militar tiveram a oportunidade de demonstrar na prática o que foi ministrado em sala de aula, principalmente no que diz respeito a proteção de pessoas que integram grupos considerados socialmente vulneráveis.

Simulações

Os futuros policiais militares dividiram-se em 35 grupos, sendo que cada situação era simulada por dois. Enquanto um se apresentava, os demais, caso quisessem, ensaiavam o ato do lado de fora do ginásio poliesportivo da Aesp.

Todas as simulações foram focas nas defesa dos direitos das mulheres, crianças, idosos, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, que fazem parte dos grupos com grande potencial de vulnerabilidade, dos quais também fazem parte moradores de rua, pessoas com deficiência, dependentes de drogas entre outros.

Nos procedimentos, eram feitas abordagens de pessoas suspeitas de atos ilícitos contras essas pessoas vulneráveis, bem como em situações em que essas pessoas figuravam como suspeitas de ações criminosas.

Nova tropa

As noções de respeito aos Direitos Humanos postas em prática durante as simulações de abordagens foram acompanhadas e julgadas por representantes desses grupos, que integram as Assessorias Técnicas do Governo Estado.

Um dos destaques foi a presença da assessora especial de Políticas Públicas Sobre Drogas, Socorro França, que por seis vezes esteve à frente da procuradoria geral de Justiça (PGJ).

Os novos policiais militares estão sendo treinados e deverão estar formados até o fim do próximo mês, quando, então, passaram a integrar, oficialmente, os quadros de policiais militares da ativa da Corporação.

A maioria vai ficar baseada em Fortaleza, onde serão reforçados os efetivos de batalhões e suas respectivas companhias. 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: