11 de agosto de 2013

SSPDS FIRMA PARCERIA DE ENSINO COM A UFC POR MEIO DA ACADEMIA

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) firmou uma parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). O convênio é de cooperação técnica, cientifica e cultural e foi oficializado após a publicação no Diário Oficial do Estado no dia 30 de julho último.

De acordo com informações do diretor geral da Aesp, coronel PM Roosevelt Alencar, a UFC disponibilizou laboratórios e a rede de ensino à distância para os profissionais da Segurança Pública.

"O objetivo da parceria é fazer um corpo qualificado de que possam vir a nossa instituição (Aesp) com visões diferentes. Estamos ampliando os conceitos", ressalta o coronel.

A parceria envolve ações como a organização de seminários, simpósios e conferências. Além da promoção do intercâmbio de informações científicas e tecnológicas. O diretor da Aesp explica que a academia trabalha para fortalecer três eixos de ensino, sendo eles, técnico cientifico, humanístico jurídico, e de valorização profissional.

Em 2013, a Aesp elevou a nota de todos os cursos de formação. A média que era de 5,0 passou para 7,0 que é somada com a avaliação de conduta. A hora aula passou de 50 para 60 minutos. "Existe a importância de avaliar a conduta dos profissionais de segurança pública de acordo com seu cargo", complementa o diretor da Aesp. Além das notas, a matriz curricular foi modificada para a mesma utilizada em nível nacional pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça.

As áreas temáticas priorizadas são de Violência, Crime e Controle Social, com matrizes de Direitos Humanos, com Cidadania e Diversidade Sexual, Valorização Profissional, Qualidade de Vida, Culturas Institucionais e Cotidiano, Conhecimentos Jurídicos, Comunicação, Informação, Gerências em Tecnologias de Segurança Pública, Questão de Funções Técnicas e Procedimentos em Segurança Pública.



Talentos

A Aesp também está trabalhando com um banco de talentos que hoje funciona com 19 doutores, 86 mestres, 333 especialistas e 203 graduados de diversas instituições. Além dos profissionais da Segurança Pública da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.

Segundo informações do diretor, o número de beneficiados nos cursos de formação profissional de 2012 e 2013.1 é de 2.888 alunos. Durante o mesmo período, na área de ascensão profissional e cursos de extensão foram contabilizados 3.099 alunos e nos cursos de ensino à distância foram 13.694 profissionais.
Na prática de tiro policial defensivo foram efetuados 832. 527 disparos de arma de fogo entre 2012 e 2013.1. Somente com a instrução de capacitação foram 3.631 disparos. 

Fonte: DN

Nenhum comentário: