6 de agosto de 2013

CAEM ÍNDICES DE HOMICÍDIOS NO CEARÁ NO 2º TRIMESTRE DE 2013

No interior do estado, o aumento no índice de homicídios foi de 14%. Do primeiro para o segundo trimestre de 2013, houve queda de 10%.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) anunciou, ontem, uma queda nos registros de homicídios no Ceará e em Fortaleza no segundo trimestre de 2013, em comparação ao trimestre anterior. No Estado, a redução foi da ordem de 10,42 por cento, levando em consideração que no primeiro período do ano pesquisado (janeiro a março) foram registrados 1.074 crimes, contra 962 no segundo.

Já em Fortaleza, a queda dos homicídios chegou a 14,17 por cento. Foram 454 casos no segundo trimestre, contra 529 no período de abril a junho últimos.

Hoje, a SSPDS deve divulgar mais dados estatísticos que apontam a redução no número de crimes contra a vida no Estado, um dos fatores mais preocupantes do setor. No mês passado, o órgão anunciou uma redução da ordem de 32,4 por cento no número de ´saidinhas´ bancárias.


Redução

Conforme a SSPDS, a queda no número de assassinatos acompanha o crescimento das operações policiais que vêm sendo realizadas não apenas em Fortaleza, mas na Região metropolitana e no Interior do Estado. O resultado dessas operações é traduzido no número de prisões (de adultos) e apreensões (de adolescentes) e no confisco de armas de fogo. Conforme o titular da Pasta, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, no ano passado, cerca de 6 mil armas foram retiradas de circulação em todo o Ceará, a maioria, objeto de crimes praticados por assaltantes, traficantes de drogas, homicidas, latrocidas e matadores de aluguel (pistoleiros).

"Neste ano, já temos quase quatro mil armas já apreendidas", disse Bezerra em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste na última sexta-feira. Ainda, segundo ele, diversas ações medidas completam esse quadro, como as operações integradas do Estado com a Prefeitura de Fortaleza, no fechamento de estabelecimentos como bares que vinham funcionando irregularmente; as ações da PM no Interior do Estado, com destaque para o reforço do policiamento através do Comando Tático Rural (Cotar), e o aumento do efetivo do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).

Outra medida da SSPDS que impactou na redução dos homicídios foram as operações de ocupação e saturação ininterruptas nos bairros que apresentavam os maiores índices de mortes violentas, como a Barra do Ceará e o Grande Bom Jardim (Território da Paz). Nessas comunidades a PM montou Postos de Comando Avançado (PCA). O resultado, foi a prisão dos principais traficantes de drogas, considerados ´cabeças´ das quadrilhas que vinham praticando execuções.



Fonte: DN

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo blogueiro, prá sacanear esta pesquisa aí mostrada, é q tem uma notícia no jornal O POVO, q contraria esta informação, é q o jonal diz q mais de 2.600 homicídios nos últimos anos, ñ foram registrados pelos órgãos do estado e nem a imprensa divulgou nada também, q segundo o jornal, talvez seja uma forma de ñ manchar o governo atual, coisa q acredito sim, e q conforme pesquisa feita logo após a notícia, ñ é q o povo foi unâmide em afirma a notícia do jornal, é uma vergonha só pros órgãos de segurança deste estado, por isto q a secretaria se segurança e poder judiciário, ñ são mais instituições confiável pelo povo.

Anônimo disse...

Se do jeito que tá; é descendo como será subindo, aquela velha maquiagem.