18 de julho de 2013

REVIRAVOLTA: CAMOCINENSE E HOLANDÊS IRÃO A JURI POPULAR ACUSADOS DA MORTE DO FILHO DE 3 ANOS

A mãe da criança não foi indiciada pela Polícia, mas denunciada pelo MP, por conta da morte do pequeno Sigel Smit.


A juíza Danielle Pontes de Arruda Pinheiro, da 5ª Vara do Júri de Fortaleza, no último dia 3, a denúncia do Ministério Público (MP) contra o holandês Stefan Smit, 36; e sua companheira, a cearense Antônia Cláudia Marques da Silva, 24. Eles deverão ir à júri popular, sob a acusação de terem asfixiado mecanicamente o filho de 3 anos e de tentarem ocultar o cadáver da criança.

O corpo do menino foi descoberto pela Polícia, no dia 5 de junho. Quando Sigel Marques Smit foi achado na cama do casal, envolto por uma manta plástica. Ele estaria morto há, pelo menos, dois dias. O pai da criança teria comprado areia e uma caixa para enterrar o filho clandestinamente. Os peritos que estiveram no Flat ´Porto Jangada´, na Avenida da Abolição, onde o fato aconteceu, apreenderam todo o material.


Para o promotor Walter Filho, tanto Sigel quanto o outro filho do casal eram maltratados e não recebiam a atenção do pai e da mãe FOTO: KLÉBER GONÇALVES

Mãe denunciada

De acordo com o inquérito policial instaurado na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), a mãe da criança não foi considerada culpada pela morte. Por este motivo, apenas o pai foi indiciado pela delegada Ivana Timbó.

No entanto, o promotor de Justiça Walter Silva Pinto Filho, responsável pela denúncia contra casal, sustenta que Antônia Cláudia participou do homicídio. "A mãe aceitava o tratamento desumano para os filhos pacificamente. Ela nunca denunciou os abusos às autoridades, mesmo tendo caminho livre para fazê-lo", disse o promotor.


O holandês Stefan Smit, é da cidade de Roterdã. Ele estava irregular no Brasil, desde o ano de 2009 FOTO: KIKO SILVA



Walter Filho alegou, ainda, que a versão da acusada, de que vivia em cárcere privado, não é verdadeira. "Não existiu isso. Ela podia sair (do flat) e tinha um interfone no apartamento. Por que ela não usou para chamar alguém e falar sobre a situação? Todo esse ritual macabro foi corroborado por ela, que não fez o menor gesto para dar ao filho um enterro digno. Pelo contrário, ficou vigiando a criança morta, enquanto o companheiro foi adquirir material para enterra-lo", afirma.

"Eles (os filhos) nunca receberam a devida atenção material dos pais e jamais foram submetidas a qualquer tipo de assistência médica. Um simples olhar no estado físico dos filhos é bastante para comprovação dos maus -tratos. As crianças só foram registradas após a prisão dos delatados, o que revela o descaso que pai e mãe tinham pelos filhos. Dois irresponsáveis que tratavam os filhos como animais brutos", ratificou o representante do Ministério Público.


A cearense Antônia Cláudia Marques da Silva também foi denunciada pelo assassinato do filho FOTO: REPRODUÇÃO



Continuam presos

Stefan Smit e Antônia Cláudia Marques estão presos desde o dia em que foram detidos em flagrante no flat. O holandês alegou não ter condições de pagar um advogado e requereu um defensor público. Já Antônia Cláudia pagou um advogado, que pediu sua liberdade logo após a conclusão do inquérito policial, alegando que ela não havia sido indiciada. No entanto, a juíza Valência Aquino negou o pedido e decidiu pela manutenção da prisão preventiva da acusada.

Os pais de Sigel estão sendo acusados de homicídio triplamente qualificado - por motivo torpe, de forma cruel, e sem condição de defesa da vítima; além de maus-tratos, já que a criança encontrada viva na casa apresentava sinais claros disto. "Entendo que houve um vínculo psicológico em toda esta trama criminosa", diz o promotor. O outro filho do casal está sob a tutela do Estado, em um abrigo, depois de vários dias hospitalizado. O promotor elogiou o trabalho feito até o momento e disse que, "a Polícia foi muito diligente. Cabe agora à Justiça fazer a parte dela".

MÁRCIA FEITOSA/REPÓRTER 
FONTE: DN

3 comentários:

Anônimo disse...

UMA MAE QUE VÊ SEU FILHO SOFRENDO E NAO FAZ NADA.NAO TEM AMOR A SI PRÓPRIO.
A MAE VERDADEIRA DEFENDE SEU FILHO DE TODAS AS FORMAS.NEM UMA MAE QUER VER SEU FILHO MALTRATADO.
ESSE SENTIMENTO SÓ,NÓS QUE SOMOS MAE CONSEGUIMOS ENTENDER.
OS FILHOS POR MAIS ERRADO QUE SEJAM NÓS MAES NAO ACEITAMOS QUE NINGUEM FAÇA ABSOLUTAMENTE NADA COM ELE.AINDA MAIS UMA CRIANÇA INCAPAZ.

Anônimo disse...

O outro filho do casal ja se encontra em Camocim ah varios dias!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a fala do promotor de Justiça Walter Silva Pinto Filho, essa mulher se não participou com o assassinato do seu filho, foi friamente condizente com a situação, pois em nenhum momento pediu ajuda e ainda colaborou com o companheiro... Que extinto de mãe não salvaria seu filho, ainda mais uma pobre criança indefesa????? Ao meu ver ela é tanto culpada quanto ele, quando se trata de filhos não tem nenhuma explicação plausiva pra isso. Lamentável!!!!!