17 de julho de 2013

PROTESTO: SECRETÁRIA DA JUSTIÇA VAI A ACAMPAMENTO E SE REÚNE COM AGENTES PENITENCIÁRIOS

A Secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, se reuniu na tarde desta terça-feira, 16, com os agentes penitenciários e candidatos do cadastro de reserva do concurso, realizado em 2011, para apresentar o cronograma das novas unidades penitenciárias. De acordo com a Secretaria da Justiça (Sejus), a secretária atendeu a um pedido do governador Cid Gomes.

A categoria se concentrava em acampamento no Palácio da Abolição desde a noite do último sabádo, 13, em protesto pela nomeação dos 924 candidatos aprovados no último concurso, que permanecem no cadastro de reserva.
O governador se reuniu com os candidatos e agentes penitenciários na noite da última segunda-feira, 15, e, de acorco com a Sejus, reafirmou o compromisso de nomear os candidatos do cadastro de reverva, conforme novas unidades forem sendo inauguradas.
Informação negada
Acampamento na sede do governo do Ceará dura mais de 24 horas (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

A Secretaria de Justiça informou ao O POVO Online na tarde desta terça-feira, 15, que não estava agendada nenhuma reunião com os agentes penitenciários e candidatos do concurso nesta tarde. Mas voltou atrás após um pedido do governador Cid Gomes à secretária Mariana Lobo.
Impasse

De acordo com a Sejus, o órgão realizou concurso público para o provimento de 800 cargos de agente penitenciários, concluído em março de 2013, com a convocação de todos os candidatos. Já segundo o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE), Valdemiro Barbosa, foram aprovados 1724 agentes no concurso e apenas 800 foram nomeados, fazendo com que 924 candidatos integrassem o cadastro de reserva. Ainda segundo o presidente do Sindasp-CE, o Governo gastou R$ 11 milhões dos cofres públicos para treinar esses profissionais, que não estão sendo utilizados.

A Sejus informa que possui o efetivo de 1 (um) agente penitenciário para cada 10 (dez) presos, levando em conta o número de 14.004 pessoas recolhidas hoje provisoriamente ou condenadas nos estabelecimentos prisionais no Ceará. Nesta gestão do Governo do Estado, a partir de 2007, foram concursadas e empossadas de 1.231 pessoas para o cargo.
De acordo com o Sindicato, há uma carência no sistema penitenciário do Estado de 2.000 agentes penitenciários.
Fonte: O POVO

Nenhum comentário: