22 de maio de 2013

MEGAOPERAÇÃO: CENTROS DE CONTROLE VÃO VIGIAR A CIDADE NA COPA


Na próxima semana, carretas com moderno aparato de câmeras e de sistema de comunicação chegarão a Fortaleza.

Trinta agentes de segurança pública, entre homens da Polícia Federal, da Agência Brasileira de Informações (Abin), das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal de Fortaleza, estão sendo treinados para atuar em três unidades estratégicas de comando e controle que funcionarão, em Fortaleza, no próximo mês, durante a Copa das Confederações e, ainda, em 2014, na Copa do Mundo.



O treinamento está sendo realizado na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na Avenida Bezerra de Menezes.

Entre os equipamentos que serão instalados em pontos estratégicos de Fortaleza estão carretas equipadas com o que há de mais moderno em sistema de videomonitoramento, comunicação, controle e logística para eventos de grande porte internacionais, como as duas copas.

Centros


Bases fixas e móveis vão monitorar as ruas, avenidas, praças, orla, hotéis, estádios e centros de treinamento, além das áreas turísticas da cidade FOTO: WALESKA SANTIAGO

Três postos serão instalados. O primeiro, na sede da Secretaria da Segurança (SSPDS), será o Centro Integrado de Controle e Comando Móvel (CICCM).
No prédio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), no Palácio da Abolição, no Meireles, funcionará o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

O terceiro, será o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), que estará fixado nas dependências do Castelão.
Cada um dos Centros a ser instalados tem uma função específica dentro do Plano de Segurança. O Regional (na Ciops) vai comandar as ações táticas. O Móvel (na SSPDS) coordenará o atendimento às ocorrências e as operações.

O Local (no Castelão) vai trabalhar na segurança específica dentro do estádio, incluindo as forças policiais e o aparato de segurança particular que será contratado pela Fifa.

No plano geral, pelo menos, oito mil homens serão mobilizados em diferentes setores para a segurança do evento. A Polícia Militar terá cerca de 10 mil homens nas ruas, pois, além de aproximadamente 8 mil do policiamento ordinário na Grande Fortaleza, vai receber mais 2.500 de reforço. O Exército Brasileiro vai ceder dois soldados para o policiamento nas áreas de grande concentração de público, além de mobilizar parte da tropa para a realização de escoltas junto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a AMC.

Os fuzileiros navais da Marinha estarão ficarão encarregados do controle dos portos do Mucuripe e do Pecém.
Já a Força Aérea Brasileira (FAB) vai reforçar, junto com a Polícia Federal, a vigilância no Aeroporto Internacional Pinto Martins. A Ciopaer terá três helicópteros em ação na Capital.

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA
FONTE: DN

Nenhum comentário: