21 de fevereiro de 2013

PERÍCIA CONFIRMA QUE DISPAROS QUE MATARAM JOVENS NO PRÉ-CARNAVAL FORAM DE ARMA DO RONDA


O laudo da Pefoce confirma ser da PM a pistola que causou a morte de dois jovens no evento Pré-Carnaval.

O comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Werisleik Ponte Matias, recebeu, ontem, o laudo da Perícia Forense do Estado (Pefoce), comprovado que, os tiros que atingiram fatalmente Ingrid Mayara Oliveira Lima, 19; e Igor Andrade Lima, 16, foram disparados por uma pistola que pertence à PM.



Werisleik afirmou que naquela noite (26), a arma de onde partiram os disparos letais contra as duas vítimas estava acautelada a uma policial.

No dia em que foi ouvida, a militar negou ter atirado. "Alguns dos policiais envolvidos assumiram ter disparado para cima, mas ela disse que não atirou", afirmou o comandante.

Os quatro policiais suspeitos de envolvimento no caso, que faziam parte da patrulha de RD-1036, foram afastados das funções ostensivas e administrativas do Ronda do Quarteirão e estão à disposição da Controladoria Geral de Disciplina (CGD). Eles são investigados em um inquérito instaurado pela Polícia Civil e por procedimentos no Comando da PM e na CGD. "Caso sejam levados a júri popular e condenados, podem perder a liberdade e serem expulsos da corporação", declarou Werisleik.

Para o comandante, o importante é que toda as investigações sobre o caso aconteçam com transparência, sem nenhum diferencial. "É do interesse da Secretaria de Segurança e da PM que este fato seja apurado com toda lisura, como está sendo feito".

O caso

O incidente que vitimou os dois jovens aconteceu no último dia 26 de janeiro, em um evento de Pré-Carnaval, no bairro Ellery. Os PMs foram acionados para desligar alguns ´paredões´ de som que continuavam funcionando, mesmo com o fim da festa, nos arredores da praça. Os donos dos equipamentos teriam recebido a viatura com pedradas e garrafadas.

Os PMs do Ronda do Quarteirão teriam revidado às agressões com tiros e balearam as vítimas que estavam nas proximidades de onde aconteceu o tumulto. Ingrid Mayara morreu no momento em que foi baleada. Igor faleceu dois dias depois no IJF.

MÁRCIA FEITOSA/
ESPECIAL PARA POLÍCIA
Fonte: DN/Foto: G1CE

3 comentários:

Anônimo disse...

que esses policiais seja punidos penalmente,como qualquer cidadão que cometece um crime dessa natureza ,um coisa que acho dificio sempre que a policia comete uma atrocidade eles sempre escapam da justiça esse é o brasil o pais que so puxa cadeia pobres ,policiais e outras autoridades nunca vão presos mesmo tendo culpa

Anônimo disse...

Anônimo. Os policiais sempre são impunes por conta deles agirem em legítima defesa. Tenta imaginar como seria uma cidade sem polícia, um país sem forças especiais. Se não fosse guerreiros que a cada chamado no rádio passa mil coisas pela sua cabeça. Sabendo que vai mas não sabe se volta vivo. Eu adimiro muito todas as forças armadas. FN até a morte.

Anônimo disse...

realmente como é a lei se fosse ao contrario não tinha essa percussão toda não.