9 de fevereiro de 2013

OPERAÇÃO CARNAVAL: A GLORIOSA PMCE REFORÇARÁ A SEGURANÇA EM 87 CIDADES.

Cerca de 11,4 mil policiais militares vão atuar durante os quatro dias de Carnaval, em todo o Estado do Ceará.

Oitenta e sete cidades do Ceará recebem, desde ontem, o reforço de 11,8 mil policiais e bombeiros militares. O aparato de segurança faz parte da ´Operação Carnaval 2013´ que teve início por volta de 8 horas, quando a tropa extra da PM que vai atuar no Interior embarcou em dezenas de ônibus no pátio externo do Quartel do Comando Geral da corporação, na Avenida Aguanambi, no bairro de Fátima.


Os militares embarcaram em diversos ônibus fretados pela Corporação. Na bagagem, a recomendação para conter os abusos na folia. Também foram orientados a agir em parceria com outros órgãos, como Detran, Guarda Municipal e o Juizado


Em Fortaleza, cerca de quatro mil policiais militares estarão distribuídos nas praias e nos dois principais pontos de concentração de foliões, a Avenida Domingos Olímpio e a Praia de Iracema. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, mesmo com o reforço nas diversas cidades e na Capital, o policiamento ordinário feito pelas equipes do Ronda do Quarteirão e do Batalhão Raio não terá alteração. Os efetivos vão continuar atuando normalmente no combate ao crime.


Entre as cidades que vão receber reforço de policiamento estão, Cascavel, Beberibe, Aracati, Paracuru, Pindoretama, Eusébio, São Benedito, Acaraú, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Paraipaba, Itapipoca e Aquiraz.



Seis helicópteros foram disponibilizados para apoiar as equipes terrestres. Uma das tarefas atribuídas ao Ciopaer será a ação de salvamento e patrulhamento na orla marítima. Os óbitos causados por afogamento preocupam FOTO: SILVANA TARELHO


Também foram mandados reforços policiais para Guaramiranga e Baturité, na região do Maciço, onde haverá o tradicional festival de jazz e blues.

Estradas

Nas rodovias estaduais, a PRE montou diversos pontos de fiscalização junto com o Detran, porém, a maior atenção são as CEs-090, 040 e 085, por donde devem transitar milhares de veículos e coletivos nos quatro dias. A ´Operação retorno´ acontece a partir de terça-feira à tarde.


Seis helicópteros estarão a serviço da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. As aeronaves foram distribuídas em pontos estratégicos do Estado e a missão dos tripulantes será o policiamento das rodovias, patrulhamento das áreas de convergência de foliões, além do auxílio no resgate de afogados e de transporte de feridos em acidentes de trânsito, bem como, apoio nas ações dos Bombeiros.


BPTur aumenta efetivo na orla


Na Avenida Beira-Mar, policiais em viaturas e a pé garantirão um feriadão tranquilo FOTO: DIVULGAÇÃO

O efetivo do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) será aumentado na Beira-Mar e na Praia do Futuro durante todo o feriadão de Carnaval. De acordo com o tenente-coronel Cláudio Mendonça, comandante do batalhão, a medida é preventiva às possíveis ações contra os frequentadores destes espaços, que tendem a aumentar no feriadão.


Na Praia de Iracema, o acréscimo será de 35 policiais e na Praia do Futuro, de 25. O efetivo normal conta com 65 homens na primeira e com 25 na segunda. "Teremos 100 homens na Beira-Mar e 50 na Praia do Futuro para proporcionar um Carnaval seguro. Os turistas e foliões, de modo geral, se sentirão mais protegidos e poderão aproveitar a festa com mais tranquilidade e paz", afirma Mendonça.


Na manhã de ontem, aconteceu o embarque da tropa que vai trabalhar no Interior do Estado. A operação somente terminará na quarta-feira de cinzas, com o retorno dos militares para as unidades na Capital e região metropolitana fotos: Alex Costa


O número maior de policiais estará nos locais citados a partir de hoje. "Nosso plantão com este efetivo vai de sábado até terça-feira. Com certeza, será o suficiente para garantirmos que tudo saia como planejamos", ressaltou o comandante do BPTur.

Segundo Cláudio Mendonça, o intuito é que todos os PMs estejam vigilantes para toda e qualquer ocorrência na área.

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA

Fonte: DN

Nenhum comentário: